Esporte

Guardiola afirma que "o legado de Cruyff é infinito"

25/03/2016 11h48

Barcelona, 25 mar (EFE).- O técnico do Bayern de Munique, Josep Guardiola, um dos maiores seguidores da filosofia de jogo de Johan Cruyff no futebol atual, afirmou que o legado do holandês para o esporte é "infinito".

Em entrevista à emissora espanhola "RAC1", Guardiola classificou Cruyff como "um revolucionário" e o considerou seu mestre no futebol.

"Não sabia nada de futebol até conhecer Cruyff. Com sua morte perdemos uma figura que sempre tínhamos por perto. Já não poderemos mais vê-lo, mas seu legado fica para nós", disse o espanhol, que lembrou a carreira seguida por muitos ex-jogadores de Cruyff, que acabaram se tornando treinadores, auxiliares ou comentaristas.

"Foi um privilégio poder desfrutar de sua generosidade para compartilhar o conhecimento. Isso até nos deu uma gramática para entender o jogo. O Barça é maior que Johan, evidentemente, mas ele foi a revolução que nos ensinou a fazer as coisas. Ele nos ajudou a entender este jogo", analisou.

Segundo o técnico do Bayern, a maneira de treinar de Cruyff surpreendia. Guardiola lembrou que, às vezes, quando os jogadores esperavam uma repreensão do holandês, o treinador explicava que o time estava mal por correr "demais".

"Era preciso mandar a bola para onde você quisesse, e não correr atrás dela. São essas coisas que ouvimos durante a vida inteira e ele pedia para que fizéssemos completamente o contrário", comentou.

"É uma grande perda. Seus conselhos eram importantes e ele te encorajava a seguir o instinto para tomar decisões. Sempre dizia para confiar no instinto, que não falha nunca", acrescentou Guardiola.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo