Topo

Primeiro-ministro francês volta a dizer que atletas precisam dar exemplo

27/03/2016 15h21

Paris, 27 mar (EFE).- Em meio à polêmica envolvendo as ausências do meia Mathieu Valbuena e do atacante Karim Benzema da seleção francesa, o primeiro-ministro do país, Manuel Valls, voltou a falar neste domingo sobre o assunto ratificou sua opinião de que atletas precisam ser exemplo para o restante da sociedade.

"Político ou desportista, alguém com quem a população se identifica deve ter comportamento exemplar. E um desportista hoje em dia tem muito mais responsabilidades que anos atrás", declarou o primeiro-ministro à emissora "France 2".

Benzema está suspenso da seleção por um suposto envolvimento em um caso de chantagem contra Valbuena, seu companheiro de equipe nos 'Bleus'. Os dois inclusive estiveram juntos no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Em dezembro, Valls já tinha afirmado que um jogador que não tenha comportamento exemplar não deve ter vaga na seleção, o que levou o jogador a responder-lhe através do Twitter. Na ocasião, o atacante do Real Madrid lembrou que em 12 temporadas como profissional nunca foi expulso e recebeu apenas 11 cartões amarelos.

Valls aproveitou a entrevista deste domingo para prestar homenagem a Johan Cruyff, morto na última quinta-feira em Barcelona, aos 68 anos, vítima de um câncer pulmonar. "Revolucionou o futebol, primeiro como jogador e depois como treinador. Ainda hoje vemos os resultados", enalteceu.

O primeiro-ministro reiterou também que, apesar da atual ameaça terrorista, a Eurocopa da França será realizará como sempre esteve previsto, entre os próximos 10 de junho e 10 de julho, embora com fortes medidas de segurança tanto nos estádios quanto nas fan zones.

"A resposta mais forte ao terrorismo é a vida. É o esporte, a juventude e a cultura. A Eurocopa tem de ser realizada e celebrada", resumiu.