Esporte

Lazio recebe Roma para encerrar tabu em provável último clássico de Totti

01/04/2016 14h43

Roma, 1 abr (EFE).- A Lazio recebe a Roma neste domingo querendo encerrar um longo jejum e estragar o possível último "derby della capitale" do maior ídolo do rival, Francesco Totti, na partida mais importante da 31ª rodada do Campeonato Italiano, enquanto a Juventus enfrenta o Empoli para manter a vantagem de três pontos na liderança para o Napoli, que viaja para pegar a Udinese.

Depois do intervalo para as partidas das seleções na última data Fifa, a Roma, que se recuperou na competição após a chegada do técnico Luciano Spaletti, precisa vencer o duelo no Estádio Olímpico para seguir na terceira posição, que dá vaga na próxima Liga dos Campeões, e continuar pressionando o Napoli. Já a Lazio, sem objetivos na temporada, entra em campo para atrapalhar as pretensões do rival e pôr fim a um incômodo tabu.

A última vitória da Lazio sobre a rival ocorreu em maio de 2013, em duelo válido pela Copa Itália. Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes, com cinco vitórias da Roma e dois empates. Se considerado apenas o Italiano, o jejum é ainda maior: a Lazio não bate os 'giallorossi' desde novembro de 2012.

O duelo ganha ainda mais importância por causa de Totti. O clássico de domingo pode ser o último do veterano atacante, de 39 anos, já que seu contrato com a Roma se encerra no fim da atual temporada. Nas 41 vezes que enfrentou a Lazio em jogos oficiais, 'El Capitano', atleta que mais participou do dérbi, marcou 11 gols.

A presença do ídolo em campo, porém, não é garantida. O artilheiro tem sido pouco utilizado por Spaletti, reclamou publicamente e foi punido pelo técnico. Além disso, segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", Totti teria propor jogar de graça por mais um ano, mas a direção da Roma não aceitou a proposta do ídolo. A ideia é mantê-lo no clube, mas com uma função fora dos gramados.

Para tentar reverter o retrospecto negativo recente, o técnico Stefano Pioli terá problemas. Estão de fora da partida o zagueiro Stefan De Vrij, os laterais Dusan Basta, Stefan Radu e Patric, além do meia Sergej Milinkovic-Savic.

Por causa dos desfalques, o zagueiro brasileiro Mauricio, ex-Palmeiras e Grêmio, deve ser improvisado na lateral. Já o veterano Miroslav Klose pode ganhar uma vaga no setor ofensivo, que tem como destaque o também brasileiro Felipe Anderson.

Pelo lado da Roma, Spaletti tem força máxima e entra como favorito para vencer o clássico devido ao atual momento dos 'giallorossi'. Desde a chegada do técnico após a demissão de Rudi García, são oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Apesar do foco no clássico, a briga pela liderança no Italiano segue intensa. No sábado, a líder Juventus recebe o Empoli, décimo colocado, para tentar obter a 20ª vitória em 21 partidas. Sem o punido Leonardo Bonucci, o técnico Massimiliano Allegri deve mudar o esquema tático do time, escalando apenas Giorgio Chiellini e Daniele Rugani no miolo da zaga.

Além disso, Allegri terá que substituir o alemão Sami Khedira, expulso no clássico contra o Torino na última rodada. Dessa forma, o meio-campo da 'Velha Senhora' deve ser formado pelo brasileiro Hernanes, Paul Pogba, Roberto Pereyra e Stefano Sturaro.

Com um triunfo, a Juventus abriria seis pontos de vantagem na ponta e colocaria ainda mais pressão sobre o Napoli, que visita a Udinese, 16º colocada, no domingo. A equipe aposta na pontaria de Gonzalo Higuaín, artilheiro isolado do Italiano com 29 gols, para continuar na cola da rival.

Fiorentina e Inter de Milão, quarto e quinto colocados na tabela, empatados com 55 pontos, ainda sonham em alcançar a Roma, que tem 60, e ficar com a última das vagas na 'Champions'.

Sem vencer desde o dia 21 de fevereiro, a Fiorentina tem grandes chances de encerrar o jejum no domingo, quando recebe a Sampdoria, 15ª colocada. Já a Inter tem pela frente o Torino, que ocupa a 13ª posição, no estádio San Siro.

Quem observa o duelo com atenção é o Milan, sexto colocado com 49 pontos, e que sonha com uma vaga na Liga Europa. Os 'rossoneros' viajam também no domingo ao Atleti Azzurri d'Italia para enfrentar a Atalanta, que está no 14º lugar no Italiano.



Programção da 31ª rodada do Campeonato Italiano.

Sábado.

Carpi - Sassuolo.

Juventus - Empoli.

Domingo.

Udinese - Napoli.

Atalanta - Milan.

Chievo - Palermo.

Fiorentina - Sampdoria.

Genoa - Frosinone.

Lazio - Roma.

Inter de Milão - Torino.

Segunda-feira.

Bolonha - Verona.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo