Esporte

Presidente do Peñarol ironiza denúncias feitas no escândalo "Panama Papers"

04/04/2016 01h13

Montevidéu, 3 abr (EFE).- O presidente do Peñarol, Juan Pedro Damiani, ironizou neste domingo (data local) as denúncias feitas contra ele nos documentos vazados da empresa panamenha Mossack Fonseca, revelados pela imprensa internacional no escândalo batizado de "Panama Papers".

"O Peñarol foi o primeiro clube contra que denunciou as irregularidades da Conmebol. Inclusive, em fevereiro de 2014 enviamos uma carta à Fifa exigindo que ela averiguasse essas irregularidades. Quando o assunto passou para a Justiça também fizemos a correspondente denuncia. É engraçado ser denunciante e denunciado", brincou o cartola em entrevista à emissora "Tenfield".

"O lado bom é que me colocaram ao lado de Messi, Putin e Macri. É grave que acusem as pessoas com essa leviandade. Sem dúvidas, são a resposta de pessoas incomodadas com as denúncias que nós fizemos", ressaltou o presidente do clube uruguaio.

O escândalo "Panama Papers" envolve 12 chefes de Estado antigos e atuais, entre eles os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e da Rússia, Vladimir Putin, além de atletas de elite como Lionel Messi, empresários e artistas.

Eles figuram como proprietários ou sócios de empresas offshore criadas pela Mossack Fonseca, dados revelados por vários veículos da imprensa mundial em um trabalho coordenado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Além de ser mencionado nesse novo escândalo, Damiani está sendo investigado por sua ligação com o uruguaio Eugenio Figueiredo, ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Conmebol, acusado de fraude e lavagem de dinheiro no período em que comandou a entidade máxima do futebol sul-americano, e que agora cumpre prisão domiciliar em Montevidéu.

Os documentos vazados também apontam pagamentos de propinas ao ex-presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, que comandou a entidade entre 1986 e 2013, e outros importantes dirigentes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo