Esporte

Real Sociedad pagou estrangeiros através de offshores, revela Panama Papers

04/04/2016 12h03

San Sebastián (Espanha), 4 set (EFE).- A Real Sociedad abriu empresas em paraísos fiscais para canalizar o pagamento a jogadores estrangeiros que defenderam a equipe de 2000 e 2008, entre eles jogadores como Darko Kovacevic e Nihat Kahveci, segundo os documentos internos vazados da empresa Mossack Fonseca.

Tais arquivos, aos quais o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, em inglês) teve acesso, revelam que pelo menos sete jogadores atletas que atuaram pela equipe basca nesse período eram pagos através desse sistema: Kovacevic, Nihat, Sander Westerveld, Tayfun Korkut, Valeri Karpin, Gabriel Schürrer e Mattias Asper.

A prática foi realizada durante os mandatos dos presidentes José Luis Astiazarán, Miguel Fuentes, María de la Peña, Javier Larzabal e Iñaki Badiola. De acordo com os documentos, as empresas foram abertas em nome dos jogadores, mas eram administradas e controladas pelo clube, que, no entanto, não era exposto nessas companhias.

No entanto, o atual gerente do clube e responsável por esse setor há 30 anos, Iñaki Otegi, era o encarregado de entrar em contato com o escritório de Mossack Fonseca para tramitar a abertura de uma sociedade offshore em nome do jogador. A firma era fechada quando o atleta deixava a Real Sociedad.

Ao todo, cinco dessas companhias foram registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, enquanto as duas restantes, de Korkut e Asper, em Niue. As empresas abriam uma conta em seu nome no BBVA Privanza, da Suíça e nas Ilhas Jersey, exceto no caso de Westerveld, que recebia através do F. van Lanschot Bankiers, também na Suíça.

Os jogadores cediam a essas empresas radicadas em paraísos fiscais uma parte de seus direitos federativos e recebiam o dinheiro correspondente nas contas abertas na Suíça e nas Ilhas Jersey.

Por enquanto, a Real Sociedad não se pronunciou sobre o assunto, enquanto a Fazenda da província de Gipuzkoa, no País Basco, deverá emitir um comunicado ainda hoje.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo