Esporte

"Time da virada", Liverpool faz gol no fim e despacha Dortmund da Liga Europa

14/04/2016 19h09

Redação Central, 14 abr (EFE).- O Liverpool mostrou nesta quinta-feira porque é um time de grandes viradas ao vencer o Borussia Dortmund por 4 a 3 - graças a um gol marcado nos instantes finais - e garantir lugar nas semifinais da Liga Europa, em dia também de classificação de Shakhtar Donetsk, Villarreal e o atual bicampeão, Sevilla.

Os visitantes, após de empate em 1 a 1 na ida, na Alemanha, saíram na frente com gols do meia armeno Henrikh Mkhitaryan, aos 5 minutos do primeiro tempo, e do atacante gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, quatro minutos depois, o que obrigava os donos da casa a reverter o placar para avançar.

Aos 3 da etapa complementar, o atacante belga Divock Origi descontou, mas aos 12, o meia-atacante alemão Marco Reus fez o terceiro do Dortmund, o que parecia decretar a vitória do "aluno" Thomas Tüchel sobre o "professor" Jürgen Klopp, a quem já havia sucedido como técnico no Mainz 05 e no time aurinegro, em 2015.

A partir dos 21 minutos do segundo tempo, o Liverpool arrancou para uma classificação impressonante, primeiro com belo gol de Philippe Coutinho, que foi titular, assim como Roberto Firmino. Aos 33, o zagueiro francês Mamadou Sakho igualou, o que ainda não era suficiente, por causa dos gols marcados fora de casa pelo rival.

Os 'Reds' foram com tudo para cima e começaram a perder oportunidades, já com o volante Lucas Leiva em campo, após substituir o alemão Emre Can. Aos 46, o inglês James Milner acertou cruzamento da direita e achou o zagueiro croata Dejan Lovren, que apareceu no segundo pau, acertou cabeçada e definiu o placar.

Esta é mais uma grande virada da história do time inglês, que tem como a mais lendária a vitória sobre o Milan, em 2005, pela final da Liga dos Campeões, na qual perdiam por 3 a 0 na etapa inicial e conseguiram buscar o empate, para depois levarem a melhor nos pênaltis.

Antes, em 1976, a equipe encarou o Club Brugge, da Bélgica, na decisão da Copa da Uefa. No primeiro jogo em casa, levou dois gols em 15 minutos, mas reagiu e venceu por 3 a 2. Na volta, o empate em 1 a 1 valeu o título.

O Liverpool, assim como os outros três classificados, conhecerá o adversário na próxima fase nesta sexta-feira, quando acontecerá o sorteio dos confrontos, na sede da Uefa. A decisão do torneio será em 18 de maio, no estádio St. Jakob-Park, na Basiléia, na Suíça.

A quinta-feira ainda foi de confirmação de grande fase para o futebol espanhol, que tem a metade dos classificados para as semifinais das duas grandes competições do continente, com Atlético de Madrid e Real Madrid na Liga dos Campeões, e Villarreal e Sevilla na Liga Europa.

Hoje, o primeiro time do país a avançar foi o 'Submarino Amarelo', que já havia levado a melhor na ida sobre o Sparta Praga por 2 a 1, e passou bem pelo rival novamente, desta vez em duelo que aconteceu na República Tcheca, vencendo por 4 a 2.

O atacante congolês Cédric Bakambu, duas vezes, o meia espanhol Samuel Castillejo e o atacante tcheco David Lafata, contra, marcaram para os visitantes. O outro atacante do time da casa Borek Dockal e o meia Ladislav Krejci descontaram o placar.

O único brasileiro em campo na partida foi o atacante Léo Baptistão, que vem atuando frequentente no torneio, mas que começou hoje no banco de reservas e entrou em campo nos minutos finais, substituindo o espanhol Denis Suárez.

A segunda vaga do país campeão do mundo em 2010 saiu em disputa de pênaltis, justamente em confronto entre dois compatriotas. O Sevilla bateu o Athletic Bilbao por 5 a 4, após ter perdido no tempo normal por 2 a 1, mesmo placar que tinha batido o adversário no confronto de ida.

Hoje, os visitantes saíram na frente aos 12 minutos do segundo tempo, com o veterano espanhol Aritz Aduriz, mas dois minutos depois os anfitriões buscaram a igualdade com o atacante francês Kevin Gameiro. Aos 35, o meia espanhol Raúl García definiu o placar e devolveu o resultado da ida.

Depois de mais 30 minutos de prorrogação, o Sevilla levou a melhor nos pênaltis, já que Coke, Krychowiak, Konoplyanka, N'Zonzi e Gameiro converteram as cobranças, e o goleiro David Soría, que havia falhado durante a partida, pegou a terceira cobrança do Athletic, do meia Beñat, justamente ex-jogador do Betis, maior rival do bicampeão da Liga Europa.

O time da Andaluzia pode se tornar o primeiro tricampeão da história da Liga Europa (considerando também o período de existência da Copa da Uefa, antecessor do torneio). O próprio Sevilla já havia sido bi, em 2006 e 2007, e o Real Madrid levantou duas taças seguidas em 1985 e 1986.

Na Ucrânia, o Shakhtar não teve dificuldades para passar pelo Braga, em partida com 11 brasileiros em campo, por 4 a 0, dando mais um passo importante para tentar buscar o segundo título continental de sua história, já que venceu a Copa da Uefa em 2008/2009.

Metade do trabalho para a equipe de Donetsk, mas que vem jogando em Lviv, por causa de conflito no país, foi feito por um adversário, o zagueiro português Ricardo Ferreira, que, em noite infeliz, marcou dois gols contra. O lateral-direito croata Darijo Srna, de pênalti, e o meia ucraniano Viktor Kovalenko, completaram a goleada.

Pelo Shakhtar, atuaram como titulares o lateral-esquerdo Ismaily, o meia Marlos e o atacante Taison, enquanto os atacantes Eduardo da Silva, Dentinho e Bernard entraram na etapa final. O time português contou com o goleiro Matheus, os laterais Marcelo Goiano e Djavan, e o volante Luiz Carlos, e ainda teve o meia Mauro na etapa final.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo