Topo

Após acusação de plágio, Tóquio apresenta novos logos dos Jogos de 2020

25/04/2016 11h52

Tóquio, 25 abr (EFE).- A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, apresentou nesta segunda-feira os novos logotipos escolhido para o evento, após ter derrubado o emblema selecionado anteriormente devido a acusações de plágio.

Os dois logotipos, um dos Jogos Olímpicos e outro dos Jogos Paralímpicos, é obra do designer japonês Asao Tokoro foi vencedor em disputa com outras quatro propostas finalistas, como anunciou o Comitê Organizador em evento realizado na capital japonesa.

O desenho escolhido para os Jogos Olímpicos consta de um círculo composto por um conjunto de retângulos de cor anil, inspirado no período Edo e reflexo da "refinada elegância e sofisticação" que caracterizam o Japão, segundo o Comitê.

O logo de Tokoro recebeu 13 dos 21 votos, uma grande maioria na frente dos outros três logotipos finalistas, que receberam 5, 3 e 1 voto respectivamente.

No momento de realizar a votação, o Comitê levou em conta uma consulta pública que permitiu que a população apoiasse sua opção preferida através da internet ou por correio. Também foram respeitados critérios de originalidade e de capacidade para representar os valores do movimento olímpico.

O criador do logotipo vencedor foi premiado com 1 milhão de ienes (R$ 32 mil) e um convite para a cerimônia de abertura dos Jogos. "Foi uma grande surpresa. Dediquei muito tempo à criação deste emblema, e sinto como se fosse um filho meu, por assim dizer. Espero que seja de grande utilidade para os Jogos", destacou Tokoro no evento de hoje.

O responsável pelo processo de seleção do Comitê, Ryohei Miyata, destacou o esforço feito pelos organizadores para manter a transparência na escolha.

O desenho de Tokoro substituirá o escolhido inicialmente pela organização, de autoria do também japonês Kenjiro Sano e retirado depois que seu autor foi processado por plágio, em agosto do ano passado, perante a Justiça belga pelo designer gráfico Olivier Debie.