Esporte

Atlético de Madrid e Bayern de Munique se reencontram após 42 anos

26/04/2016 14h31

Madri/Berlim, 26 abr (EFE).- Atlético de Madrid e Bayern de Munique iniciam desta quarta-feira duelo por vaga na final da Liga dos Campeões da Europa, no estádio Vicente Calderón, quase 42 anos depois de um encontro histórico, que envolveu os times mais importantes da história do clube espanhol e do alemão.

Em 1974, os rivais chegaram à decisão da então chamada Copa Europeia, ambos em busca do título inédito, para duelo no estádio Haysel, em Bruxelas. Após 90 minutos de igualdade sem gols, na prorrogação, o zagueiro Hans-Georg Schwarzenbeck abriu o placar, mas o meia Luis Aragonés buscou o empate no minuto final do segundo tempo.

O regulamento da época previa a repetição do confronto e não disputa de pênaltis, em situações como essa. O jogo acabou acontecendo dois dias depois, e o Bayern goleou por 4 a 0, com show dos atacantes Uli Hoeness e Gerd Müller, que marcaram duas vezes cada um.

A vitória selou o primeiro de três títulos consecutivos do time de Munique, feito que o Real Madrid (campeão entre 1956, 1957, 1958, 1959 e 1960) e o Ajax (1971, 1972 e 1973) alcançaram antes, mas que nenhuma outra equipe conseguiu repetir. O Atlético, por sua vez, só voltou à final na temporada 2013/2014.

Agora, os adversários devem protagonizar um jogo de estilos, fortemente marcados pelos técnicos, o argentino Diego Simeone, que aposta na forte marcação, bolas paradas e contra-ataque, e o espanhol Josep Guardiola, adepto ao futebol de posse de bola, movimentação ofensiva e velocidade em direção ao gol.

Os dois comandantes, integrantes de um grupo de 'popstars' do banco de reservas, curiosamente, se enfrentaram apenas uma vez. Em fevereiro de 2012, o Barcelona, de 'Pep' superou o Atlético de 'Cholo' por 2 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Como atletas, cada um venceu o outro em quatro encontros e ainda houve três empates.

Para o confronto desta quarta-feira, na capital espanhola, Simeone tem apenas um desfalque certo, o uruguaio e capitão da equipe, Diego Godín, que se recupera de lesão. Outro jogador da 'Celeste' José María Giménez deverá ser titular, e o francês Lucas Hernández e o montenegrino Stefan Savic disputam a outra vaga no setor.

Outra dúvida do treinador é quanto a presença do belga Yannick Carrasco no setor ofensivo. O atleta sente dores no tornozelo e pode dar lugar ao volante argentino Augusto Fernández, o que faria que Koke atuasse mais avançado, pelo lado do campo.

Fora do duelo de volta das quartas de final com o Barcelona, por ter sido expulso na ida, o atacante espanhol Fernando Torres estará em campo, ao lado do francês Antoine Griezmann, grande destaque do time 'colchonero' na temporada.

Guardiola não terá o holandês Arjen Robben mais uma vez e, provavelmente também o alemão Jérome Boateng, que apesar de recuperado de lesão, deverá ser preservado, após três meses de afastamento dos gramados. Joshua Kimmich e Javi Martínez deverão fazer a dupla zaga.

Outra opção é o austríaco David Alaba atuar na última linha defensiva, o que faria que o espanhol Juan Bernat atuar na lateral-esquerda. No lado direito do setor ofensivo, Douglas Costa e Kingsley Coman disputam a posição no onze inicial.

O duelo de volta, em Munique, acontecerá na próxima terça-feira. Nesse meio tempo, o Bayern poderá conquistar o título alemão. Para isso, a equipe precisará vencer sábado o Borussia Mönchengladbach, ou o Borussia Dortmund ser derrotado para o Wolfsburg.



Prováveis escalações:.

Atlético de Madrid: Oblak; Juanfran, Giménez, Hernández (ou Savic) e Filipe Luís; Saúl, Gabi, Fernández (ou Carrasco) e Koke; Griezmann e Torres. Técnico: Diego Simeone.

Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Javi Martínez, Kimmich e Alaba; Alonso, Vidal, Douglas Costa (ou Coman), Müller e Ribéry; Lewandowski. Técnico: Josep Guardiola.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Simon Beck e Jake Collin.

Estádio: Vicente Calderón, em Madri (Espanha).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo