Esporte

Por menos erros, Fifa orienta árbitros a estudar táticas e técnicas do jogo

03/05/2016 14h46

Redação Central, 3 mai (EFE).- A Fifa está orientando aos árbitros e auxiliares, especialmente, os que trabalharão na Copa do Mundo masculina de 2018 e feminina de 2019, a estudarem táticas e técnicas do futebol, para uma melhor preparação.

A entidade promovou um material sobre os temas, para distribuir no seminário destinados aos pré-selecionados para as duas competições, que acontecerão na Rússia e França, respectivamente.

De acordo com comunicado emitido pela Fifa, a compreensão em profundidade do jogo "está se fazendo cada vez mais fundamental", na preparação dos integrantes de trios de arbitragem.

O chefe do departamento de desenvolvimento técnico da Fifa, Jean-Paul Brigger, é o responsável por comandar as sessões de estudo. Nestas, são identificadas tendências e apresentados dados aos potenciais árbitros e auxiliares dos Mundiais.

O principal objetivo, de acordo com o comunicado emitido pela entidade, é tentar "entender melhor o jogo, prever jogadas e, mais tarde, melhorar a cololcação e a tomada de decisões".

Brigger destacou no texto que a leitura tática e técnica sempre foi importante, mas como o jogo vem mudando cada vez mais rápido, apresentando variedade cada vez maior de táticas, isso passou a ser "verdadeiramente primordial".

A Fifa está tentando coordenar uma preparação conjunta para árbitros e auxiliares das duas competições, com intenção de reduzir cada vez mais o número de erros. Segundo o diretor do Departamento de Arbitragem, Massimo Bussaca, o conhecimento pode ser uma arma.

"Os erros sempre estarão aí, mas tentamos sempre elevar o nível. Um árbitro que, em dez decisões importantes, comete um erro, pode ser um árbitro dos melhores. Se comete dois ou três erros, já não por ser considerado um árbitro de elite", afirmou o suíço.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo