Esporte

Refugiada síria levará tocha olímpica após chegada em Brasília

03/05/2016 08h05

Genebra, 3 mai (EFE).- Uma jovem refugiada síria de 12 anos, Hanan Dacka, será a encarregada de levar a tocha olímpica nesta terça-feira, quando a chama chegar ao Brasil, vinda de Lausanne, para iniciar seu percurso pelo país até dia 5 de agosto, data da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Dacka foi escolhida pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e pelo comitê organizador dos Jogos no Brasil, em um gesto de solidariedade com os milhões de refugiados pelo conflito na Síria.

A chama chegou em Brasília com uma hora de atraso, às 8h. Ela passará pelo Palácio da Alvorada e Dacka transportará a tocha na Esplanada dos Ministérios.

A jovem e sua família, explicou a Acnur em comunicado, fugiram de sua cidade natal, Idlib, no nordeste da Síria, e após passar dois anos e meio em um campo de refugiados na Jordânia, chegaram ao Brasil com um visto humanitário, onde vivem há mais de um ano na cidade de São Paulo.

Na Grécia, a tocha olímpica também foi transportada pelo nadador incapacitado e também refugiado sírio, Ibrahim al-Hussein, durante sua passagem pelo campo de refugiados de Eleonas, onde atualmente há 1.500 pessoas que buscam asilo na Europa.

Com estes dois gestos, a Acnur procura aumentar a visibilidade à situação dos quase cinco milhões de sírios refugiados, na que já é a maior crise de deslocados após a Segunda Guerra Mundial.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo