Topo

Esporte

Raikkonen constrói pista de motocross e irrita vizinhos na Finlândia

Saeed Khan/AFP
Imagem: Saeed Khan/AFP

04/05/2016 13h05

O piloto de Fórmula 1 Kimi Raikkonen causou polêmica em seu país ao construir sem permissão uma pista de motocross em um sítio de sua propriedade em Porkkala, a cerca de 30 quilômetros de Helsinque, na Finlândia, informou nesta quarta-feira a emissora de televisão local "YLE".

O sítio, de aproximadamente 22 hectares, está situado em uma área litorânea de grande beleza natural misturada a florestas e casas de campo, na qual o governo finlandês estuda criar um parque nacional.

Segundo a "YLE", alguns vizinhos do campeão mundial de 2007 estão tão cansados do barulho que consideram a possibilidade de denunciar o piloto à Polícia para que investigue se a pista cumpre todos os requisitos legais.

"Quando usam a pista, soa como se houvesse dez lenhadores com suas motosserras atrás da minha cabana", queixa-se Patrick Eriksson, um arquiteto vizinho de Raikkonen, que não entende como foi permitida a construção do pequeno circuito de terra.

As autoridades locais não chegam a uma conclusão se é necessário ou não uma permissão para fazer tal pista em uma propriedade privada. Na Prefeitura de Kirkkonummi, município ao qual Porkkala pertence, acredita-se que não há a obrigatoriedade por não se tratar de um circuito comercial.

Por outro lado, as autoridades regionais opinam que a pista de motocross requer pelo menos uma permissão ambiental por seu possível impacto ecológico, especialmente em uma região de grande biodiversidade.

O município solicitou a Raikkonen que apresente um relatório especificando o tipo e a frequência de uso que quer dar ao local, antes de decidir se exigirá algum tipo de licença.

O piloto da Ferrari, amante de todos os esportes de motor, não quis dar declarações, mas demonstrou sua disposição em colaborar com as autoridades.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte