Esporte

Benfica primeiro seca Sporting e depois encara Marítimo pelo título português

05/05/2016 16h14

Lisboa, 5 mai (EFE).- O Benfica enfrentará neste domingo o Marítimo, fora de casa, podendo conquistar o título do Campeonato Português pela 35ª vez na história com uma vitória, desde que o Sporting tropece na véspera no Vitória de Setúbal, em Lisboa.

Os Encarnados estão na ponta da competição com 82 pontos, contra 80 do rival da capital. Para ficar com a taça, a equipe precisa terminar a rodada, pelo menos, três pontos distante do rival. A margem mínima é válida pelo fato de o primeiro critério de desempate ser o confronto direito.

Caso os dois times terminem empatados, o Benfica ficará a frente por ter vencido os dois duelos na competição, por 3 a 0 no Estádio da Luz, e por 1 a 0 no estádio do Alvalade. Ambos os lisboetas já estão garantidos na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa, pois asseguraram, ao menos, o vice.

Em meio a série de vitórias que já chega a dez partidas, os Encarnados podem quebrar o recorde que estabeleceu em duas temporadas 2010/2011 e 2013/2014, sob o comando de Jorge Jesus, agora comandante do Sporting.

Além disso, o time treinado por Rui Vitória contará com o jovem goleiro Éderson com moral elevada, já que foi convocado para a seleção brasileira principal pela primeira vez na carreira, para a disputa da Copa América. Com idade olímpica, o antes reserva de Julio César, também deverá participar dos Jogos do Rio.

O Marítimo, adversário do Benfica, que é 12º na tabela, com 35 pontos, já escapou matematicamente do rebaixamento e joga sem aspirações, pois também não tem mais chances de alcançar classificação para competições continentais.

O Sporting, por sua vez, depende de um tropeço do rival para seguir lutando pela taça, mas precisa vencer o Vitória de Setúbal, que ainda tem remotas chances de cair para a segunda divisão no fim desta temporada.

Terceiro colocado, com participação assegurada nas fases preliminares das Liga dos Campeões, o Porto visitará neste sábado o Rio Ave, que está lutando para ir à Liga Europa, ocupando atualmente a sétima colocação, com 47 pontos.

O Braga já está garantido no torneio secundário, aparecendo no quarto posto, e precisa só de uma vitória neste sábado, fora de casa, contra a vice-lanterna Acadêmica para se garantir na fase de grupos.

O time de Coimbra, aliás, se perder, estará rebaixada para a segunda divisão. A situação é a mesma para o Tondela, que visita o Paços de Ferreira, sexto colocado, nesta sexta-feira, com obrigação de vencer.



Programação da 33ª rodada do Campeonato Português.



Sexta-feira.

Paços de Ferreira - Tondela.

Sábado.

Rio Ave - Porto.

Académica - Braga.

Sporting - Vitória de Setúbal.

Domingo.

Nacional - Belenenses.

Boavista - União da Madeira.

Vitória de Guimarães - Moreirense.

Marítimo - Benfica.

Segunda-feira.

Estoril - Arouca.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo