Topo

Tigres e Monterrey abrem playoff de clássicos no Clausura mexicano

10/05/2016 16h33

Cidade do México, 10 mai (EFE).- As quartas de final do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano começarão nesta quarta-feira com o clássico entre Monterrey, dono da melhor campanha da primeira fase, e Tigres, que apesar de ter um elenco estrelado se classificou na bacia das almas.

Os 'Rayados' obtiveram a vaga entre os oito melhores de maneira bastante tranquila e, de quebra, igualou o recorde de maior pontuação em torneio de turno único e 18 equipes no México. O time dirigido por Antonio Mohamed somou 40 pontos, mesmo número registrado pelo Cruz Azul em 1998 e pelo Toluca em 2000. Além disso, teve o melhor ataque, com 38 gols marcados.

Já a equipe do técnico brasileiro Ricardo Ferretti teve uma queda de rendimento na parte final da fase anterior e chegou à última rodada fora da zona de classificação. Era necessário derrotar o Cruz Azul como visitante no último sábado, e os 'Felinos' não vacilaram, fazendo 3 a 0, com um gol do atacante Rafael Sobis.

Apesar dos números favoráveis, no Monterrey, ninguém se considera favorito, principalmente por se tratar de um clássico e pelo fato de que a ida será disputada no campo do adversário, o Estádio Universitário. Na primeira fase, em março, os 'Rayados' levaram a melhor pelo placar de 1 a 0.

"Não pensamos que somos favoritos. É um novo torneio, onde todos entramos em condição de igualdade, com as mesmas chances. Coube a nós um clássico, e agora o mata-mata tem mais esse ingrediente. Não há vantagem para ninguém", declarou o presidente esportivo do Monterrey, Luis Miguel Salvador.

Os comandados de Antonio Mohamed têm ainda um tabu como "adversário", a chamada "maldição do líder". Na era dos torneios curtos, 19 dos 39 líderes de primeiras fases caíram já nas quartas de final no México.

Também nesta quarta-feira, o Morelia, sexto colocado, receberá o León, que ficou em terceiro. O time mandante conseguiu manter a boa campanha mesmo depois da saída do técnico Juan Antonio Pizzi, que assumiu a seleção chilena e deu lugar Enrique Meza para terminar na sexta posição da classificação com 28 pontos produto de oito vitórias com quatro empates e cinco tropeços.

Um dos maiores clássicos mexicanos, com os dois maiores campeões, acontecerá na quinta-feira, entre o América, dono de 12 títulos nacionais e atual bicampeão continental, e o Chivas Guadalajara, que tem 11. O primeiro confronto acontecerá no Estádio Chivas, antigo Omnilife, mas a vaga será decidida apenas no domingo, no Azteca.

Também na quinta e no domingo, Santos Laguna e Pachuca lutarão por um lugar nas semifinais. O jogo de ida acontecerá no Estádio Corona, e a volta, no Nuevo Hidalgo.



Programação das quartas de final do Torneio Clausura mexicano:.



Ida:.

Quarta-feira.

Tigres - Monterrey Estádio Universitário.

Morelia - León Estádio Morelos.

Quinta-feira.

Santos Laguna - Pachuca Estádio Corona.

Chivas Guadalajara - América Estádio Chivas.



Volta:.

Sábado.

Monterrey - Tigres Estádio BBVA Bancomer.

León - Morelia Estádio León.

Domingo.

América - Chivas Guadalajara Estádio Azteca.

Pachuca - Santos Laguna Estádio Hidalgo.



jth/dr