Esporte

WADA anuncia que investigará denúncias contra atletas russos feitas nos EUA

10/05/2016 15h18

Redação Central, 10 mai (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (WADA) anunciou nesta terça-feira qe investigará as denúncias de doping contra atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, feitas pelo programa "60 Minutes", da emissora americana "CBS".

De acordo com a reportagem e com conversas gravadas entre o técnico Vitaly Stepanov e o antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, vários atletas do país disputaram a competição de dois anos atrás, dopados, inclusive quatro medalhistas de ouros, que utilizaram esteroides.

A WADA destacou que o programa esportivo também sugeriu que o Serviço de Segurança Federal da Rússia interferiu no programa antidoping dos Jogos, e que alguns agentes chegaram a ser empregados como funcionários que realizavam exames.

Em comunicado divulgado em seu site, a entidade internacional de combate ao doping explicou que ainda não avaliou "de forma independente as acusações", mas que conduzirá investigação de forma imediata, por isso já solicitou a íntegra das conversas gravadas que o programa apresentou.

"As acusações feitas causam uma preocupação real porque se referem a tentativas de burlar o programa antidoping de Sochi", afirmou Craig Reedie, presidente da WADA.

O dirigente ainda lembrou que as revelações, justamente, do técnico Vitaly Stepanov foram fundamentais para qe uma comissão da entidade internacional comprovasse irregularidades no sistema antidoping no atletismo russo.

Em novembro passado, a WADA suspendeu com efeito imediato o laboratório de Moscou, seguindo recomendação de investigadores, a partir da descoberta de um sistema de doping no atletismo russo.

Depois disso, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) suspendeu a Federação Russa. Em 17 de junho, será decidido se a entidade nacional será liberada para participar de competições, inclusive, dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo