Topo

Após quase 6 anos, De Boer deixa o Ajax e pode assumir o Everton

12/05/2016 11h11

Bruxelas, 12 mai (EFE).- O técnico Frank de Boer deixou o Ajax nesta quinta-feira, depois de quase seis anos à frente da equipe, e antes do fim do término de seu contrato, em 2017, após a derrota traumática do título do Campeonato Holandês na última rodada.

De Boer, de 45 anos, que classificou o fracasso no torneio como um "sonho ruim", acertou sua saída do clube em "comum acordo" com a direção, anunciou hoje o Ajax.

O Ajax teria conquistado o Holandês caso tivesse vencido, em casa, o já rebaixado De Graafschap na última rodada, mas acabou tropeçando e empatou por 1 a 1. O resultado abriu o caminho para o bicampeonato do PSV Eindhoven, comandado por Philip Cocu.

Além da perda do Holandês, o Ajax não fez uma boa temporada. A equipe foi eliminada na fase preliminar da Liga dos Campeões para o Rapid Viena. Depois, deixou a Liga Europa após apenas uma vitória em seis partidas na fase de grupos. Mais tarde, caiu na Copa da Holanda nas oitavas de final para o Feyenoord, eterno rival.

De Boer assumiu o Ajax em 2010 e conquistou quatro títulos do Holandês seguidos, algo inédito na história do clube. Além disso, levou a equipe a vencer a Supercopa da Holanda em 2013.

"Após ganhar quatro títulos consecutivos do Holandês, a temporada 2014/2015 foi uma decepção. Queríamos corrigi-la na temporada que acaba de terminar e fizemos tudo, mas não acabou como desejávamos e esperávamos", lamentou o ex-técnico do Ajax.

O jornal britânico "Daily Mirror" afirmou que De Boer deve substituir no Everton o espanhol Robert Martínez, que deve ser demitido ainda nesta quinta-feira após a temporada ruim da equipe no Campeonato Inglês.

O mesmo jornal também indicou que De Boer poderia acabar no comando do Valencia e citou o agente do ex-jogador, Guido Albers, que na semana passada disse que o técnico "adoraria assinar com um clube com o Everton ou Valencia".