Esporte

Rodada final do Alemão tem luta árdua contra queda e definições continentais

12/05/2016 12h19

Berlim, 12 mai (EFE).- O Campeonato Alemão chega a 34ª rodada neste sábado, com o Bayern de Munique já tendo garantido a taça, quatro equipes jogando para definir posições na zona de classificação continental e uma luta intensa para escapar do rebaixamento.

Com a taça garantida na rodada passada, o time de Rafinha e Douglas Costa se despede da competição enfrentando o Hannover 96, em casa. O adversário já está rebaixado e assegurado na última colocação da competição. Depois deste compromisso, o Bayern encarará o Borussia Dortmund, na final da Copa da Alemanha, na despedida do técnico espanhol Josep Guardiola.

A equipe aurinegra, por sua vez, já é vice do campeonato e irá à Liga dos Campeões das Europa. Antes da decisão contra o rival bávaro, o adversário será o Colônia, já sem pretensões na temporada, no último jogo do zagueiro Mats Hummels diante da torcida, antes da transferência, justamente, para o Bayern.

O Bayer Leverkusen, terceiro colocado no Alemão, também com lugar garantido na fase de grupos da 'Champions', encerra participação, também em seus domínios, contra o Ingolstadt 04, modesta equipe, que garantiu permanência na elite em sua primeira vez na competição.

O Borussia Mönchengladbach, por sua vez, visita o Darmstadt 98, em jogo que o primeiro precisa de um empate para sacramentar a quarta colocação e a vaga na Liga dos Campeões. Mesmo em caso de derrota para o rival, que também seguirá na primeira divisão, o time do meia Raffael precisaria ter descontada grande margem no saldo de gols.

No Campeonato Alemão, os dois últimos colocados são rebaixados de maneira direta, enquanto o antepenúltimo na tabela é obrigado a enfrentar o terceiro colocado da segunda divisão, no caso o Nuremberg - Freiburg e RB Leipzig subiram de maneira direta.

Atualmente, o vice-lanterna é o Stuttgart, que cairá se não vencer o Wolfsburg, outro que já não tem qualquer pretensão, fora de casa. Se levar a melhor sobre o rival, ainda terá que torcer por derrota do Werder Bremen para o Eintracht Frankfurt, primeiro acima da zona de rebaixamento.

Aliás, por causa desse confronto direito, o time cinco vezes campeão alemão já sabe que terá que participar, ao menos, do playoff pela permanência. O Stuttgart caiu pela última vez em 1974/1975, retornando à elite duas temporadas depois, com o título da segunda divisão.

O Eintracht Frankfurt, que tem 36 pontos, um acima do Werder e três do vice-lanterna, vai em busca de um empate para garantir a permanência na elite. Se perder, terá que disputar confronto com o Nuremberg.

Por fim, com poucas chances de ultrapassar o Borussia Mönchengladbach, Mainz 05, quinto colocado, Hertha Berlim, sexto, e Schalke 04, sétimo, todos empatados com 49 pontos, definirão a ordem final de classificação entre os três, e a fase de entrada na Liga Europa.

Os dois melhores posicionados neste trio irão diretamente à fase de grupos da competição continental secundária, enquanto o último deles terá que participar de duas fases preliminares para acessar a chave principal.

Mainz 05, com saldo de gols positivo de quatro, enfrentará o Hertha Berlin, que está zerado no quesito. O Schalke, por sua vez, com saldo negativo de um, visitará o Hoffenheim, que se livrou do rebaixamento na rodada passada.

Também se enfrentarão Augsburg e Hamburgo, ambos sem qualquer possibilidade de cair ou de participar de competições continentais na próxima temporada.



Programação da 34ª e última rodada do Campeonato Alemão:.



Sábado.

Bayern de Munique - Hannover 96.

Borussia Dortmund - Colônia.

Bayer Leverkusen - Ingolstadt 04.

Wolfsburg - Stuttgart.

Augsburg - Hamburgo.

Werder Bremen - Eintracht Frankfurt.

Hoffenheim - Schalke 04.

Mainz 05 - Hertha Berlim.

Darmstadt 98 - Borussia Mönchengladbach.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo