Esporte

Benfica joga pelo empate na última rodada para conquistar tri português

13/05/2016 14h43

Lisboa, 13 mai (EFE).- Benfica e Sporting travam neste fim de semana o duelo final pelo título português, em que o primeiro jogará em casa pelo empate no domingo, em duelo com o Nacional, para ficar com a taça, e o segundo vai atrás de virada histórica, que pode ser sacramentada a partir de vitória sobre o Braga, na casa do rival.

O time encarnado lidera a competição com 85 pontos, dois a mais do rival lisboeta. Caso empate em seu último compromisso, garante o título por ter levado a melhor nos dois clássicos disputados, por 3 a 0 no Estádio da Luz, e por 1 a 0 no estádio do Alvalade.

A conquista desde fim de semana poderá sacramentar o sexto tricampeonato da história do Benfica. O último, no entanto, aconteceu entre 1974 e 1977. Se for campeão, o clube passará a ter 35 conquistas no Português, abrindo oito taças de vantagem para o Porto.

Os Encarnados contam com os goleiros Ederson e Julio César, os zagueiros Luisão e Jardel, o meia Anderson Talisca e o atacante Jonas. No Nacional, décimo colocado, que já se livrou da queda, mas não pode mais ir à Liga Europa, são oito brasileiros, com destaque para Soares, ex-Veranópolis, que marcou 14 vezes na temporada.

O Sporting tem como objetivo inicial conseguir os três pontos no duelo com o Braga, para, a partir daí, torcer para que o Benfica seja derrotado. O desafio, no entanto, não é simples, já que os arsenalistas estão invictos em casa pelo Português desde novembro, quando cairam diante dos Encarnados.

Tanto o verde e branco de Lisboa, como os anfitriões do jogo deste domingo já conhecem o que terão de compromissos continentais na próxima temporada, independente do resultado do confronto deste domingo. O primeiro vai à fase de grupos da Liga dos Campeões e o segundo à fase de grupos da Liga Europa.

O Porto, terceiro colocado garantido, que não tem mais chances de título, disputará fases preliminares da 'Champions'. Neste sábado, os Dragões se despedem do campeonato em confronto com o Boavista, na última partida antes da final da Taça de Portugal, contra o Braga, em 22 de maio.

Outro já garantido em torneios continentais é o Arouca, que assegurou matematicamente a quinta colocação. Um dos próximos representantes do país na Liga Europa receberá neste sábado o Vitória de Guimarães.

Três times disputam a última vaga no torneio secundário. O Paços de Ferreira, que tem 48 pontos, para garantir o sexto lugar sem depender do resultado dos concorrentes, precisa dos três pontos em duelo com o Vitória de Setúbal, em casa.

Logo atrás, ambos com 47 pontos, aparecem Estoril e Rio Ave, que enfrentam nesta 34ª rodada, respectivemente, Belenenses e União da Madeira. Os dois concorrentes atuarão longe de seus domínios.

No fundo da tabela, a Acadêmica já está rebaixada e se despede recebendo o Tondela, vice-lanterna com 27 pontos. Caso o último colocado vença a partida final, levará o adversário junto para a segunda divisão.

Vitória de Setúbal e União da Madeira, ambos com 29 pontos, são os outros concorrentes que têm chances de cair nesta temporada.



Programação da 34ª e última rodada do Campeonato Português:.



Sábado.

Porto - Boavista.

Arouca - Vitória de Guimarães.

Tondela - Acadêmica.

Vitória de Setúbal - Paços de Ferreira.

União da Madeira - Rio Ave.

Belenenses - Estoril.

Domingo.

Moreirense - Marítimo.

Benfica - Nacional.

Braga - Sporting.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo