Topo

Inglês terá definição de vagas continentais e despedida do campeão Leicester

13/05/2016 16h46

Londres, 13 mai (EFE).- O Campeonato Inglês, que já tem o Leicester campeão, terá a 38ª e última rodada disputada neste domingo, em que o destaque será a definição dos últimos classificados para competições continentais e a ordem que estes times ficarão.

O dono do troféu e o Tottenham, que já assegurou o vice, entrarão diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, o que o Arsenal, que tem 68 pontos, também conseguirá caso empate, em casa, com o rebaixado Aston Villa. Se forem derrotados, os 'Gunners' terão que torcer por tropeço do Manchester City.

O time de Fernando e Fernandinho visitará o Swansea, de olho na vitória para conseguir alcançar a terceira colocação, mas sabendo que será preciso, pelo menos, voltar do País de Gales com a igualdade para carimbar passaporte para a 'Champions', no mínimo, com o quarto lugar.

A equipe que termina como última integrante do G-4 é obrigada a disputar fases eliminatórias da competição continental - pelo menos duas. Os 'Citizens' têm 65 pontos e também buscarão empate, já que o Manchester United, no máximo, poderia igualar pontuação, e a vantagem no saldo de gols é grande, atualmente de 30 a 12.

Os Diabos Vermelhos estão com 63 pontos e receberão o Bournemouth. O time comandado pelo holandês Louis Van Gaal tentará, ao menos, alcançar o quinto posto, que assegura vaga direta na fase de grupos da Liga Europa, evitando a disputa de duelos eliminatórios.

O West Ham também tem possibilidades de alcançar o quinto posto, pois está um abaixo do Manchester United, com 62 pontos. O time, que na rodada passada se despediu do estádio Upton Park, se garantirá, pelo menos, no torneio continental secundário, se levar a melhor em visita ao Stoke City.

Southampton e Liverpool, que enfrentarão Crystal Palace, em casa, e West Bromwich, fora, respectivamente, ainda têm chances de entrar na zona de Liga Europa através do Campeonato Inglês, já que estão com 60 e 59 pontos na competição.

O primeiro da dupla, atualmente, ocupa a sétima colocação, que dará vaga se o Manchester United vencer o Crystal Palace na final da Copa da Inglaterra. Os 'Reds', por sua vez, podem até ir à Liga dos Campeões, caso derrotem o Sevilla no próximo meio de semana, na decisão da Liga Europa.

O domingo ainda marcará a despedida da sensação Leicester da temporada. A equipe comandada pelo técnico italiano Claudio Ranieri visitará o Chelsea, em jogo aguardado durante certo tempo como o da possível conquista do clube.

O título dos 'Foxes', no entanto, veio por antecipação, tanto é que, neste momento, a vantagem para o Tottenham, que encarará o Newcastle, fora de casa, já é de dez pontos. A partida, além disso, pode marcar a despedida de alguns dos destaques do campeonato, como N'Golo Kanté, Riyad Mahez e Jamie Vardy, que podem se transferir.

Todos os jogos da 38ª e última rodada do Campeonato Inglês acontecerão simultaneamente, às 11h (horário de Brasília).



Programação da 38ª e última rodada do Campeonato Inglês:.



Domingo.

Arsenal - Aston Villa.

Chelsea - Leicester.

Everton - Norwich.

Manchester United - Bournemouth.

Newcastle - Tottenham.

Southampton - Crystal Palace.

Stoke City - West Ham.

Swansea - Manchester City.

Watford - Sunderland.

West Bromwich - Liverpool.