Esporte

Nova secretária-geral da Fifa quer ajudar futebol "a crescer em todo o mundo"

13/05/2016 16h08

Cidade do México, 13 mai (EFE).- A senegalesa Fatma Samoura, primeira mulher a ocupar o cargo de secretária-geral da Fifa, afirmou se sentir "muito honrada por assumir este papel", no qual se compromete a trabalhar "para ajudar o futebol a crescer por todo o mundo".

Fatma Samoura, de 54 anos, é diplomata das Nações Unidas desde 1995, ano no qual se incorporou como oficial para o Programa de Alimentação, em Roma, e posteriormente como diretora em seis países, Djibuti, Camarões, Chade, Guiné, Madagascar e Nigéria.

Desde novembro de 2007, ela trabalha como coordenadora de várias iniciativas humanitárias na Nigéria, que abrangem responsabilidades orçamentárias e de recursos humanos, e coordena as atividades de cerca de 2 mil pessoas, além de controlar e avaliar a segurança e a situação política e socioeconômica do país com maior população da África.

"Hoje é um dia maravilhoso para mim e me sinto muito honrada de assumir a função de secretária-geral da Fifa. Acredito que é um papel perfeito pelas minhas habilidades e experiência, que utilizarei para ajudar o futebol a crescer em todo o mundo", afirmou Samoura.

A diplomata, que fala francês (língua materna), inglês, espanhol e italiano, conta com uma experiência de oito anos de trabalho no setor privado de seu país, onde foi responsável por programas de exportação e importação e de estabelecer uma rede nacional de distribuição em uma empresa de adubos antes de sua chegada às Nações Unidas.

"Me encanta poder contribuir com minha experiência em governo para desenvolver na FIFA o importante trabalho de reformas que já está em andamento", acrescentou.

Com títulos universitários obtidos em inglês e espanhol em Lyon e em relações internacionais em Estrasburgo, Fatma Samoura também realizou trabalhos de emergência para as Nações Unidas em Kosovo, Libéria, Nicarágua, Serra Leoa e Timor-Leste.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo