Esporte

COI suspende 31 atletas dos Jogos do Rio por doping após reanálise de exames

17/05/2016 11h04

Redação Central, 17 mai (EFE).- Uma reanálise usando as últimas tecnologias disponíveis de 454 amostras conservadas desde os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, descobriu 31 novos positivos por doping, e os atletas correspondentes serão suspensos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de participar dos Jogos do Rio.

Os novos casos de doping são relativos a atletas de 12 países e seis modalidades, afirmou o COI em comunicado divulgado nesta terça-feira, sem divulgar mais detalhes. Os comitês olímpicos nacionais dos suspensos serão informados "nos próximos dias".

O Comitê Executivo do COI, reunido de forma extraordinária, decidiu abrir os procedimentos para anular os resultados obtidos por esses atletas e puni-los pelo doping.

As novas análises foram efetuadas de "maneira proposital" em amostras antigas de atletas "potencialmente suscetíveis de participar dos Jogos do Rio", indicou o COI na nota.

Com o objetivo de conseguir que a próxima edição dos Jogos Olímpicos seja a mais limpa possível, o COI também reanalisará 250 amostras colhidas durante a disputa Jogos de 2012, em Londres.

Em todos os casos, se os resultados dos exames representarem a perda de medalhas, o COI também fará uma nova análise das amostras dos atletas que podem ser beneficiados pelo doping dos adversários.

O Comitê Executivo do COI, diante das suspeitas em torno do laboratório antidoping dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2010, pedir à Agência Mundial Antidoping (AMA) para abrir uma investigação. Além disso, o órgão irá pedir o laboratório de Lausanne, onde ficam armazenadas as amostras durante dez anos, que as analise "com os métodos mais sofisticados e eficientes possíveis".

Essas medidas, disse o presidente do COI, Thomas Bach, são um "golpe determinante contra os trapaceiros" e mostram "que os dopados não têm onde se esconder".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo