Esporte

Com olho na Champions, Liverpool e Sevilla brigam por domínio na Liga Europa

17/05/2016 15h00

Basileia, 17 mai (EFE).- O Sevilla, com quatro títulos, e o Liverpool, com três, disputarão a final da Liga Europa nesta quarta-feira na Basileia, num duelo em que estará em jogo não só a Taça da segunda competição interclubes do Velho Continente, mas também o domínio no quadro de vencedores e uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

No estádio St. Jakob Park, estarão frente a frente dois dos principais campeões da Liga Europa - que teve como precursoras a Taça das Feiras e a Copa da Uefa. A equipe espanhola é a atual bicampeã e também já deu a volta olímpica em 2005 e 2006, enquanto os 'Reds' comemoraram em 1973, 1976 e 2001. Inter de Milão e Juventus também têm três conquistas cada.

As duas equipes chegam à final com grandes vitórias pela própria Liga Europa. O Sevilla, por exemplo, eliminou o Athletic Bilbao nos pênaltis nas quartas de final, enquanto o time inglês passou pelo rival Manchester United nas oitavas e derrubou o Borussia Dortmund com uma incrível virada, também nas quartas.

Nas competições nacionais, por outro lado, os adversários não foram bem. A equipe da Andaluzia foi sétima colocada no Campeonato Espanhol e ao menos poderá voltar à Liga Europa na próxima temporada caso seja derrotado nesta decisão. Já o Liverpool depende do título, já que ficou apenas em oitavo lugar no Inglês.

Há várias semanas, o Sevilla só pensa nas duas finais que terá pela frente, incluindo a da Copa do Rei, diante do Barcelona. Com isso, o técnico Unai Emery promoveu um rodízio no elenco nas últimas três partidas pelo Espanhol, contra Espanyol, Athletic Bilbao e Granada.

Na final, Emery não contará com o lateral-esquerdo Benoit Tremoulinas nem com os meias Michael Krohn-Dehli e José Antonio Reyes. Por outro lado, os principais jogadores estarão à disposição e descansados.

No Liverpool, em apenas sete meses, o técnico Jürgen Klopp já está em sua segunda final, após o vice na Copa da Liga Inglesa com uma derrota para o Manchester City nos pênaltis.

O carismático treinador vê o jogo desta quarta como "o segundo mais importante na Europa hoje em dia" e tem uma boa notícia para disputá-lo, o retorno do volante Jordan Henderson, capitão dos 'Reds'.

Henderson machucou o joelho no dia 7 de abril, na vitória de virada sobre o Dortmund, e voltou aos gramados no último domingo, no empate com o West Bromwich, pela última rodada do Inglês. Contudo, Klopp ainda não confirmou se escalará o atleta entre os titulares ou o deixará no banco.

"Faremos tudo que for possível para aproveitar esta oportunidade. Sabemos que é difícil, já que jogamos contra o Sevilla, mas estaremos 100% preparados", declarou Klopp, que conta na formação inicial com o lateral-esquerdo Alberto Moreno, sevilhano e formado nas categorias de base do adversário da final.

A final será televisionada em algo mais de 100 países e alcançará uma audiência estimada de 160 milhões de espectadores no mundo todo, com uma média de audiência ao vivo de 50 milhões de pessoas. Foram credenciados cerca de 500 jornalistas, 120 fotógrafos no campo e aproximadamente 600 técnicos das emissoras, segundo informações da Uefa.



Prováveis escalações:

Liverpool: Mignolet; Clyne, Lovren, Kolo Touré e Moreno; Can e Henderson (Allen); Coutinho, Milner e Lallana (Sturridge); Firmino. Técnico: Jürgen Klopp.

Sevilla: David Soria; Mariano, Rami, Kolodziejczak e Escudero; N'Zonzi e Krychowiak; Coke, Banega e Vitolo; Gameiro. Técnico: Unai Emery.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Estádio: St. Jakob Park, na Basileia (Suíça).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo