Esporte

Uefa usará tecnologia "Hawk Eye" pela primeira vez na final da Liga Europa

Kimimasa Mayama/EFE/EPA
Imagem: Kimimasa Mayama/EFE/EPA

17/05/2016 15h10

 O "Hawk Eye", tecnologia para a linha do gol escolhida pela Uefa, será utilizada oficialmente pela primeira vez nesta quarta-feira na decisão da Liga Europa entre Liverpool e Sevilla, no estádio St. Jakob Park, na Suíça.

O Comitê Executivo da Uefa aprovou em janeiro o uso da tecnologia, com apoio dos árbitros da linha de fundo, que seguirão acompanhando a movimentação dos atletas na região da grande área.

No último dia 19 de abril, a entidade máxima do futebol europeu escolheu o "Hawk Eye", habitual nos torneios de tênis e baseada no uso de câmeras, como tecnologia para a linha de gol.

O "Hawk Eye" foi selecionado entre outros quatro concorrentes. Foi a primeira empresa a receber a licença da Fifa para atuar no futebol, além de já ter sido usado nos Campeonatos Alemão, Inglês e Italiano e na Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2015.

Esse sistema utiliza sete câmeras em cada gol e um software de acompanhamento da bola dentro da região entre as traves para determinar se a bola ultrapassa totalmente a linha de gol ou não.

Caso o bola cruze a linha, o "Hawk Eye" envia um sinal vibratório e outro visual para cada um dos árbitros da partida.

A Uefa informou que o "Hawk Eye" também será usado na decisão da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético de Madrid, no próximo dia 28 de maio, em Milão, assim como em todas as partidas da Eurocopa de 2016, que começa no dia 10 de junho, na França.

O "Hawk Eye" também será utilizado na Supercopa da Europa, que será jogada em Trondheim, na Noruega, e também na fase preliminar da 'Champions' na próxima temporada.

A Uefa decidirá em breve implantará o "Hawk Eye" já na fase de grupos da Liga Europa 2016/2017.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo