Esporte

Time holandês é rebaixado devido a irregularidades financeiras

18/05/2016 16h24

A Real Federação de Futebol da Holanda (KNVB) anunciou nesta quarta-feira a decisão de rebaixar o Twente, que tinha uma dívida de 32 milhões de euros (cerca de R$ 127,5 milhões), para a segunda divisão do campeonato do país por conta de várias irregularidades financeiras cometidas pelo clube entre os anos de 2012 e 2014.

No comunicado, a entidade anunciou também uma multa de 45.250 euros (cerca de R$ 180,4 mil) e rejeitou anular a licença profissional do clube, o que significaria a queda para as categorias amadoras.

O Twente, que em 2010 conquistou o título do Campeonato Holandês, ainda pode apelar da decisão.

Em entrevista coletiva de apenas três minutos, o diretor interino do clube, Onno Jacobs, se mostrou "decepcionado e consternado" e descreveu a decisão da KNVB como uma "punhalada". Além disso, ele culpou os responsáveis do "velho Twente" pelo rebaixamento.

Jacobs se referia aos antigos diretores e ao ex-presidente do clube, Aldo van der Laan, que renunciou em novembro de 2015 após investigação iniciada pela KNVB.

Desde então, a entidade comprovou que o acordo assinado em 2014 entre a direção do Twente e o grupo Doyen - com sede em Malta e dedicado ao marketing esportivo - tinha cláusulas que não foram informadas oficialmente e que eram contrárias às leis da Holanda.

Segundo a investigação, o grupo Doyen injetou 5 milhões de euros em troca de uma porcentagem em futuras transferências de sete jogadores do clube holandês.

Os contratos revelados mostraram que o grupo tinha o poder de decidir sobre as transferências destes jogadores, prática proibida pela federação holandesa.

Segundo publicação do jornal local Volkskrant, entre as irregularidades encontradas estão a ocultação de lucro por venda de jogadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo