Esporte

Em despedida de Guardiola, Bayern decide Copa da Alemanha contra o Dortmund

20/05/2016 18h27

Berlim, 20 mai (EFE).- O Bayern de Munique terá a chance de se despedir do técnico Josep Guardiola com a segunda dobradinha alemã de sua passagem pelo clube bávaro neste sábado, quando enfrentará o Borussia Dortmund pela final da Copa da Alemanha no Estádio Olímpico de Berlim, depois de ter conquistado com sobras o título do Campeonato Alemão.

"Uma final é sempre algo especial. Tenho que agradecer aos meus jogadores por poder estar aqui", afirmou em entrevista coletiva o treinador espanhol, que chegou ao Bayern em 2013.

Pela primeira vez na história, um time se consagrou vencedor do Campeonato Alemão por quatro vezes consecutivas, sendo o primeiro da sequência conquistado sob o comando de Jupp Heynckes e os três seguintes com Guardiola.

A possível dupla conquista nesta temporada foi definida como um presente ao técnico de acordo com o capitão Philipp Lahm, que ressaltou a dificuldade da missão do clube contra o vice-campeão alemão, que teve o ataque mais potente do torneio.

Apesar de ter encerrado o Alemão com dez pontos a menos que o líder, o Dortmund manteve o ataque mais positivo da competição, com 82 gols (dois a mais que o Bayern), e, segundo as estatísticas, o mais efetivo. Os 'Aurinegros' balançaram as redes a cada sete finalizações em gol.

Os papéis se invertem em termos defensivos. Com apenas 17 gols sofridos, a zaga organizada por Guardiola foi a mais sólida do campeonato, enquanto o time treinado por Thomas Tuchel levou 34, o segundo menos vazado.

Esses números mostram que a final da Copa da Alemanha representa o embate entre as duas melhores equipes alemãs da temporada e a terceira final entre ambas nos últimos seis anos, com uma vitória para cada lado.

Na temporada 2011/2012, o Dortmund levantou a taça com direito a goleada de 5 a 2, já em 2013/2014 o Bayern faturou o título ao derrotar os rivais por 2 a 0 na prorrogação.

Além disso, em 2013, as duas equipes se encontraram na final da Liga dos Campeões, vencida por 2 a 1 pelos bávaros, que conquistaram a tríplice coroa nesse ano.

"Não se trata apenas de sermos um rival difícil para o Bayern, tentamos ser a equipe que pode vencer o Bayern em uma final de partida única. Temos que pensar que podemos ganhar a final e temos que exigir de nós mesmos", disse o técnico do Dortmund, Thomas Tuchel.

A decisão também colocará frente a frente os dois principais artilheiros do Campeonato Alemão recém encerrado, Robert Lewandowski, que marcou 30 gols, e Pierre-Emerick Aubameyang, que balançou as redes 25 vezes.

Para a partida deste sábado, a equipe comandada por Tuchel terá o desfalque do meia Ilkay Gündogan, que precisou ser submetido a uma cirurgia no joelho direito e ficará longe dos gramados até outubro. A alternativa deve ser a escalação de Gonzalo Castro para compor o meio.

Guardiola não poderá contar com o meia Mario Götze, que foi diagnosticado com uma fratura na costela após a partida de domingo contra o Hannover 96, pelo Alemão. Holger Badstuber, Arjen Robben, Xabi Alonso e Javi Martínez também estavam lesionados, mas viajaram com a equipe para Berlim.



Prováveis escalações:.

Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Benatia, Boateng e Alaba; Xabi Alonso, Vidal, Douglas Costa, Müller e Ribéry; e Lewandowski. Técnico: Josep Guardiola.

Borussia Dortmund: Bürki; Piszczek, Sokrates, Hummels e Schmelzer; Weigl, Castro, Mkhitaryan, Kagawa e Reus; e Aubameyang. Técnico: Thomas Tuchel.

Árbitro: Marco Fritz, auxiliado por Dominik Schaal e Marcel Pelgrim.

Estádio Olímpico de Berlim.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo