Topo

Para salvar temporada, Porto decide título da Taça de Portugal contra o Braga

21/05/2016 16h49

Lisboa, 21 mai (EFE).- Após uma decepcionante temporada no Campeonato Português e na Liga dos Campeões, o Porto decide neste domingo a Taça de Portugal contra o Sporting e entra pressionado por esta ser a única oportunidade de conquistar um título neste ano.

Os 'Dragões' tentarão conquistar o torneio pela 17ª vez, uma competição que não vencem há cinco anos, enquanto o Braga levantou o troféu apenas uma vez na sua história, em 1966, em uma final contra o Vitória de Setúbal, que completa 50 anos exatamente no domingo.

A conquista da Taça de Portugal servirá para apagar a temporada ruim do Porto, que terminou o Campeonato Português na terceira posição, longe da briga pela ponta. Além disso, a equipe viu seu principal rival, o Benfica, conquistar o tricampeonato do torneio.

O time treinado por José Peseiro também decepcionou na Liga dos Campeões, sendo eliminado ainda na fase de grupos. Posteriormente, na Liga Europa, caiu diante do Borussia Dortmund.

Peseiro fará mudanças na equipe para a decisão, a principal delas está no gol. O espanhol Iker Casillas dará lugar ao brasileiro Hélton, ex-Vasco, titular em todas as partidas da Taça de Portugal e que assumiu a posição também nas últimas rodadas do Português para manter o ritmo visando à disputa da grande decisão.

"A equipe, independentemente do que ocorreu, tem que estar motivada. É inadmissível que um jogador chegue à final e não esteja motivado, não queria ganhar. Só quem consegue vencer esse torneio consegue aproveitá-lo, com todo o respeito ao adversário", disse Peseiro neste sábado, em entrevista prévia ao duelo.

O técnico convocou todos os jogadores disponíveis para a partida. A única ausência confirmada é a do atacante espanhol Alberto Bueno, que ainda não se recuperou de uma lesão no joelho.

O adversário dos 'Dragões' é o Braga, que terminou o Português na quarta posição e foi mais longe que o rival na Liga Europa, sendo eliminado nas quartas de final pelo Shakhtar Donetsk. E a equipe chega para a decisão da Taça de Portugal engasgada pelo resultado do ano passado, quando foi derrotada pelo Sporting.

O técnico do Braga, Paulo Fonseca, também convocou todos os jogadores disponíveis para a partida e afirmou que seus atletas só pensam em vencer o Porto e levantar o último troféu da temporada.

"Quem disputar essa partida não pode pensar em outra coisa do que subir aquelas escadas e levantar o troféu. Nada vai nos tirar a ambição, e todos os jogadores vão estar com o máximo de sua motivação e em seus melhores momentos", afirmou.

A conquista da Taça de Portugal dá ao campeão uma vaga na Liga Europa, mas como Porto e Braga já estão classificados para a competição, o posto deve ficar com o Rio Ave, sexto colocado no Português.



Prováveis escalações:.

Porto: Helton, Maxi Pereira, Chidozie, Marcano e Layún; Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera e Brahimi; Corona e André Silva. Técnico: José Peseiro.

Braga: Matheus, Marcelo Goiano, Ricardo Ferreira, Baiano (André Pinto) e Luís Carlos; Mauro (Vukcevic), Josué e Rafa; Pedro Santos e Hassan. Técnico: Paulo Fonseca.

Árbitro: Artur Soares Dias.

Estádio: Estádio de Honra, em Oeiras (Portugal).