Esporte

Lorenzo supera Márquez em fim de prova espetacular e vence em Mugello

Da EFE

22/05/2016 13h28

O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu o Grande Prêmio da Itália de MotoGP neste domingo, em Mugello, ao bater o compatriota Marc Márquez em um fim de prova eletrizante, completando a corrida com apenas 0s019 de vantagem para o piloto da Honda.

Atual campeão da principal categoria da Motovelocidade, Lorenzo largou apenas na quinta colocação, mas teve atuação impecável e superou Márquez na reta final e se manter na liderança do campeonato, com 115 pontos, dez a mais que o concorrente da moto número 93.

O italiano Valentino Rossi, que saiu na pole position e buscava a primeira vitória em casa desde 2008, teve problemas no motor de sua Yamaha na nona volta e teve de abandonar, mas ainda está em terceiro lugar na temporada, com 78 pontos.

Lorenzo protagonizou ótima largada e já na final da reta era o primeiro colocado, conseguindo um melhor traçado por dentro e deixando Rossi em segundo.

O italiano não vendeu barato a posição e tentou recuperá-la justamente onde foi ultrapassado, mas passou reto e continuou atrás do companheiro de equipe. Márquez cometeu o mesmo erro, assim como Andrea Dovizioso (Ducati), também da Itália.

Lorenzo então passou a ditar o ritmo perseguido Rossi, enquanto Márquez corrigiu a falha, recuperou o terceiro lugar e superou Aleix Espargaró (Suzuki), que assim como o líder, ganhou muitas posições na largada.

Na nona volta, porém, os mais de 100 mil torcedores presentes no circuito se frustraram com a fumaça que saía da moto de 'Vale'. O motor estourou, e o ídolo local abandonou a corrida.

Quem achou que Lorenzo então arrancaria para uma vitória fácil se enganou. Márquez foi se aproximando até se colocar como líder. Na última volta, os dois trocaram posições o tempo inteiro, em uma incrível perseguição. O campeão de 2013 e 2014 entrou na reta à frente, mas o número 46 acelerou e cruzou a linha de chegada como primeiro colocado.

Nas outras categorias também houve emoção até a bandeirada final. O francês Johann Zarco (Ajo Kalex), atual campeão da Moto2, obteve a segunda vitória no ano superando o italiano Lorenzo Baldassarri (Foward) nos últimos metros.

No entanto, Zarco é apenas o quarto colocado no ano, com 81 pontos. O novo líder do campeonato é o britânico Sam Lowes (Gresini Kelex), que completou o pódio em Mugello e tem 98 pontos, deixando para trás o espanhol Álex Rins (Pons Kalex), sétimo no GP da Itália.

Já o ítalo brasileiro Franco Morbidelli (Marc VDS Kalex) completou a corrida em oitavo lugar e aparece em nono na temporada, com 45 pontos.

Na Moto3, o sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) reina soberano no Mundial e agora soma 127 pontos no topo da tabela de classificação, contra 78 do segundo colocado, o espanhol Jorge Navarro (Estrela Galícia 0'0 Honda).

Em Mugello, porém, Binder teve dificuldades para obter a vitória e cruzou a linha de chegada com apenas 0s030 de vantagem para o segundo colocado, o italiano Fabio di Giannantonio (Gresini Honda). 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo