Topo

Esporte

FIBA Europa encerra suspensões das seleções masculinas de Espanha e Lituânia

27/05/2016 14h36

Redação Central, 27 mai (EFE).- A FIBA Europa anunciou nesta sexta-feira o fim da suspensão de diversas seleções masculinas de basquete, decorrente da resistência a criação de uma nova liga continental masculina de clubes, o que garante as presenças de Espanha e Lituânia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A medida foi tomada em reunião da cúpula da entidade continental, em Dublin, na Irlanda, em que foi analisado documento do Comitê Executivo sobre as remodelação das competições europeias e o posicionamento das duas federações, e também de Itália, Grécia, Turquia, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Rússia, Bósnia, Israel e Polônia.

A medida libera para a participação nos Jogos, em que italianos, gregos, turcos croatas e sérvios também podem se classificar, e também nas competições organizadas pela confederação europeia, como é o caso do Eurobasket do ano que vem, que reúne as principais seleções do Velho Continente.

No último dia 15, a FIBA já havia reduzido a tensão com as federações nacionais, especificamente no conflito que mantém por causa da Euroliga, que é independente, ao afirmar que as entidades suspensas estavam alinhadas com o posicionamento da entidade continental.

"Qualquer federação que apoie as práticas ilegais da Euroliga, permitindo que suas ligas nacionais entrem em acordo com a Euroliga, ou com qualquer outro órgão direta ou indiretamente ligada a ela, perderá automaticamente o direito de participar de competições de seleções masculinas", alertou anteriormente a confederação europeia. EFE

sab/bg

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte