Esporte

Fifa pune várias seleções por músicas discriminatórias cantadas por torcidas

27/05/2016 14h41

Redação Central, 27 mai (EFE).- A Fifa informou nesta sexta-feira que abriu um expediente disciplinar e decidiu punir as federações do Chile, Paraguai, Peru, México, El Salvador, Honduras e Croácia por "conduta antidesportiva e discriminatória de seus torcedores, expressada por meio de cânticos".

Essas manifestações ocorreram em várias partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e também em amistosos disputados pelas seleções dos países.

O Chile, por exemplo, terá que atuar sem torcida no estádio Nacional nos dois próximos jogos oficiais, além de pagar uma multa de 3 mil francos-suíços. A primeira partida de portões fechados será disputada contra a Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

"Por causa de incidentes de caráter discriminatório e antidesportivo - em algumas ocasiões, músicas homofóbicas - por parte das torcidas das federações seguintes, o México foi punido em 35 mil francos-suíços, Honduras em 40 mil francos-suíços, El Salvador em 35 mil francos-suíços, Paraguai em 20 mil francos-suíços e a do Peru em 15 mil francos-suíços.

Já a Croácia, assim como o Chile, terá que jogar os próximos dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 com os portões fechados. O primeiro deles contra a Turquia, no dia 5 de novembro, e o segundo diante da Islândia, uma semana depois.

Além disso, a Croácia foi multada em 150 mil francos-suíços por dois casos de música discriminatórias cantadas pela torcida local, casos registrados nos amistosos entre Croácia e Israel, no dia 23 de março deste ano, e Hungria e Croácia, no dia 26 do mesmo mês.

A Federação Croata de Futebol já tinha sido punida tanto pela Fifa como pela Uefa por incidentes similares.

lm/lvl

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo