Esporte

Dez modernos estádios receberão os 32 jogos da primeira Copa América nos EUA

01/06/2016 19h21

Antonio Soto.

Redação Central, 1 jun (EFE).- Dez modernas sedes distribuídas por todo o território dos Estados Unidos receberão, entre os dias 3 e 26 de junho, as equipes dos 16 países que disputarão a Copa América e as 32 partidas programas para a edição que comemora o centenário do torneio de seleções mais antigo do mundo.

Após a organização da Copa do Mundo de 1994, a Copa América, que será jogada pela primeira vez nos EUA, representa uma nova oportunidade para promover o futebol em um país no qual ainda ocupa um papel secundário, apesar dos grandes investimentos dos clubes que fazem parte Major League Soccer (MLS), a liga nacional.

No entanto, os EUA contam com excelentes instalações esportivas para o treinamento das seleções e estádios com os últimos avanços tecnológicos, o que permite seu uso também para a disputa de jogos da NFL (liga americana de futebol americano) e grandes shows.

O Levi's Stadium, palco do último Super Bowl, a final da NFL, por exemplo, será palco da partida inaugural da Copa América entre os donos da casa e a Colômbia. Com capacidade para 68.500 torcedores, o estádio, que fica em Santa Clara, na Califórnia, receberá ainda mais três jogos - dois da fase de grupos e um das quartas de final.

Também na Califórnia, o emblemático Rose Bowl, em Pasadena, onde o Brasil conquistou a Copa do Mundo de 1994 após derrotar a Itália nos pênaltis, receberá três duelos da primeira fase do torneio. Um deles é a estreia da equipe de Dunga, que enfrentará no lendário estádio, com capacidade para 92.452 pessoas, o Equador.

O sucesso dos amistosos disputados no Estádio da Universidade de Phoenix, no Arizona, que possui um teto retrátil e capacidade para 72.000 torcedores, o credenciou para ser palco da disputa de terceiro lugar. Além disso, no local também serão realizados dois jogos da primeira fase.

No NRG Stadium, em Houston, com 71.975 lugares e escolhido como casa do Super Bowl em 2017, serão disputados os confrontos entre Colômbia e Costa Rica, México e Venezuela, além de uma das semifinais da Copa América.

A outra semifinal será disputada no lendário Soldier Field, em Chicago, também sede da Copa do Mundo de 1994 e com capacidade para 61.500 torcedores. Também ocorrem no estádio outros três duelos da primeira fase da competição.

O Gillette Stadium, em Foxborough, cidade próxima a Boston, receberá a terceira partida do Brasil na fase de grupos diante do Peru. Além disso, o estádio, com 66.829 lugares, terá uma partida das quartas de final.

A inclusão de Seattle representa a grande novidade entre as sedes, já que o Sounders, time local da MLS, possui a melhor média de público da liga, com 30 mil torcedores por jogo.

O CenturyLink Field será palco da última partida das quartas de final, além dos confrontos entre Haiti e Peru, e Argentina e Bolívia, ambos pela primeira fase do torneio.

Já o Lincoln Financial Field, na Filadélfia, tem capacidade para 69.176 torcedores e receberá três partidas da fase de grupos: Uruguai e Venezuela; Estados Unidos e Paraguai; Chile e Panamá.

A Flórida também não podia ficar de fora. O Citrus Bowl, com cerca de 70 mil lugares, em Orlando, será palco da segunda partida do Brasil na primeira fase, contra o Haiti, além dos duelos entre Costa Rica e Paraguai, e Panamá e Bolívia.

A grande decisão será disputada no Metlife Stadium, que foi construído ao lado do demolido Giants Stadium, que também foi sede da Copa do Mundo de 1994.

O estádio tem capacidade para 82.566 torcedores e, além da final, receberá um dos confrontos pelas quartas de final e a partida da primeira rodada entre Equador e Haiti.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo