Esporte

Paraguai vai aos EUA tentar 3ª boa participação seguida na Copa América

01/06/2016 20h11

Alberto Peña.

Assunção, 1 jun (EFE).- A seleção paraguaia vai aos Estados Unidos para tentar conseguir a terceira boa participação consecutiva na Copa América, mas também de olho em dar o primeiro passo para uma reação que resulte em classificação para a Copa do Mundo.

Cinco anos atrás, a 'Albirroja' avançou à final, mas acabou derrotada pelo Uruguai no jogo do título. No ano passado, os comandados por Ramón Díaz voltaram a eliminar o Brasil nos pênaltis, como aconteceu em 2011, e caíram nas semis, goleados pela Argentina por 6 a 1.

Entre as duas competições, o Paraguai não conseguiu vaga na Copa do Mundo de 2014, graças a uma participação muito ruim nas Eliminatórias, ao ficar apenas na nona e última colocação.

Na atual edição do torneio qualificatório, que já teve seis rodadas disputadas, a 'Albirroja' conquistou nove pontos, mas está fora da zona de classificação. Na última partida, cedeu empate ao Brasil em 2 a 2 no estádio Defensores del Chaco, o que a deixou em sétimo na tabela.

Desde que assumiu o cargo, Ramón Díaz vem fazendo esforço para renovar o elenco, apesar de seguir apostando em veteranos como Justo Villar, Paulo Da Silva, Nelson Valdez, todos na lista para a Copa América.

Por outro lado, há espaço também para jovens como o lateral-esquerdo Blas Riveros, do Olimpia, de apenas 18 anos, do meia Miguel Almirón, que acaba de conquistar o Campeonato Argentino com o Lanús, e o atacante Antonio Sanabria, que pertence a Roma, mas disputou o último Campeonato Espanhol pelo Sporting Gijón.

"Queremos que o grupo evolua, que siga trabalhando e se consolidando. Há muitos jovens que estão em grande crescimento e, por isso, este é um novo desafio para todos", afirmou o comandante aregntino do Paraguai.

Entre as "figurinhas" conhecidas do futebol brasileiro estão o zagueiro Fabián Balbuena, do Corinthians, o lateral-direito Iván Piris, ex-São Paulo, e o lateral-esquerdo Miguel Samudio, ex-Cruzeiro. O atacante Lucas Barrios, do Palmeiras, foi convocado, mas pediu dispensa para continuar trabalhando no clube.

Outro que ficou fora da lista final é o atacante Roque Santa Cruz, de 34 anos. O veterano do Málaga, que pertence ao Cruz Azul, do México, não foi preterido pelo treinador, no entanto, já que se lesionou e deixou de ser opção para a Copa América.

Outros que deixaram a lista de última hora, por causa de problema físico foram o zagueiro Pablo Aguilar, do América do México, e o meia Néstor Ortigoza, do San Lorenzo.

Os paraguaios estão no grupo A da competição continental, considerado o mais complicado. A estreia será neste sábado, em duelo com a Costa Rica. Na sequência, a 'Albirroja' duelará com Colômbia e Estados Unidos, anfitriões do torneio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo