Topo

Seleção colombiana usará Copa América para recuperar imagem e renovar time

O técnico José Pekerman aproveitará a Copa América para dar experiência a jovens jogadores - Jamie McDonald/Getty Images
O técnico José Pekerman aproveitará a Copa América para dar experiência a jovens jogadores Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Marisol Larraondo

Da EFE, em Bogotá

01/06/2016 19h48

A seleção colombiana, que se destacou na Copa do Mundo de 2014, mas decepcionou na Copa América do ano passado, encara a edição especial do torneio continental, que acontecerá nos Estados Unidos, como uma possibilidade de renovação do elenco.

Os 'Cafeteros', que chegaram às quartas de final do Mundial, saíram da última Copa América na mesma fase, mas com participação bem mais discreta, com apenas uma vitória em quatro partidas e uma eliminação nos pênaltis para a Argentina.

A competição também será utilizada pelo argentino José Pekerman para dar experiência a jovens jogadores, inclusive alguns que serão dirigidos nos Jogos Olímpicos pelo técnico Carlos Restrepo.

Alguns velhos conhecidos como Pablo Armero, Camilo Zúñiga, Falcao García, Teo Gutiérrez e Jackson Martínez, por exemplo, estão fora da Copa América. Com isso, entre os destaques do elenco que irão ao torneio estão o goleiro David Ospina, do Arsenal, e o meia James Rodríguez, do Real Madrid.

A Copa América também será o grande teste para Carlos Bacca, do Milan, que chega com status de principal nome do setor ofensivo, mas também com a responsabilidade de ser homem-gol 'cafetero' na competição e no restante das Eliminatórias para a Copa.

Entre os convocados por Pekerman estão dois destaques da Copa Libertadores: os laterais-esquerdos Frank Fabra, do Boca Juniors, e o Farid Díaz, do Nacional de Medellín, que disputarão a titularidade.

O nome que mais atrai holofotes entre os semifinalistas do torneio é o atacante Marlos Moreno, também do time verde e branco colombiano e que tem idade olímpica, assim como o zagueiro Felipe Aguilar e o volante Sebastián Pérez.

Outro jovem relacionado para a Copa América que deverá estar no Rio, em agosto, é Roger Martínez, do Racing, que nunca havia sido chamado para a seleção principal. O atacante da equipe argentina estreou pelos 'Cafeteros' marcando gol na vitória sobre o Haiti por 3 a 1.

Na última hora, Pekerman perdeu o zagueiro Oscar Murillo, do Pachuca, que se contundiu e foi cortado. Com isso, Yerry Mina, recém-contratado pelo Palmeiras e mais um com idade olímpica, passou a integrar a lista de 23 convocados.

A Colômbia estreia na Copa América nesta sexta-feira, abrindo a competição, em duelo com os donos da casa, os Estados Unidos, em Santa Clara. Na sequência do grupo A, os adversários serão Paraguai, em Pasadena, e Costa Rica, em Houston.