Esporte

Uruguai espera recuperação de Suárez para brigar pelo título

01/06/2016 20h16

Rubén Figueroa.

Montevidéu, 1 jun (EFE).- Maior vencedor da Copa América, com 15 títulos, o Uruguai começa a busca pelo troféu da edição centenário do torneio à espera de uma rápida recuperação de Luis Suárez, que sofreu uma lesão muscular e ficará de fora das primeiras partidas da 'Celeste'.

O atacante do Barcelona sofreu um inoportuno problema muscular na perna direita durante a final da Copa do Rei, o que obrigará a ficar quase três semanas longe dos gramados. O artilheiro iniciou a recuperação no próprio clube e se apresentará no dia 1º de junho.

Com 59 gols em 52 partidas na temporada, 40 deles no Campeonato Espanhol que lhe garantiram sua segunda Chuteira de Ouro, Suárez vive o melhor momento de sua carreira, o que, caso ele se recupere a tempo, credencia a 'Celeste' em uma das favoritas ao título.

Mas, assim como na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, em que chegou lesionado e só entrou em campo na segunda rodada, o atacante só deve estrear na Copa América no dia 13 de junho, contra a Jamaica, em partida que encerra a fase de grupos.

Consciente da expectativa gerada pelas possibilidades do Uruguai com Suárez em grande fase, o técnico da equipe, Óscar Tabárez, elogiou a temporada do atacante do Barcelona, mas fez questão de ressaltar que o futebol é um esporte coletivo.

O lateral-esquerdo Álvaro Pereira, ex-São Paulo e atualmente no Getafe, deu declarações semelhantes ao discurso do comandante. "Só com camisa e nomes não ganharemos de ninguém", afirmou.

A excelente fase de Suárez deixou em segundo plano o debate da renovação da equipe, que, depois de conquistar o quarto lugar da Copa do Mundo de 2010 e levantar o título da Copa América de 2011, quer consolidar outra geração vencedora.

Nesse processo, destaque principalmente para a convocação do volante Matías Vecino, da Fiorentina, que completará 25 anos em agosto, mas só foi chamado para a seleção principal no início da disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

O meia Gastón Ramírez, ausente desde o Mundial de 2014, e o experiente zagueiro Mauricio Victorino, ex-Cruzeiro e Palmeiras, atualmente no Nacional, de fora de grandes torneios com a 'Celeste' desde a Copa América de 2011, são também duas novidades da seleção.

Além disso, Tabárez teve que chamar de última hora Gastón Silva, do Torino, para substituir Sebastián Coates, do Sporting, e Diego Laxalt, do Genoa, no lugar de Cristian Rodríguez, ex-Grêmio, e hoje no Independiente, cortado por lesão.

Vecino trará juventude ao desfalcado meio-campo uruguaio e terá como companheiros, por enquanto, Egídio Arévalo Ríos, ex-Botafogo, e seu companheiro de Atlas, Álvaro González. Além da ausência de 'Cebola' Rodríguez, Tabárez ainda não sabe se poderá contar com Nicolás Lodeiro, do Boca Juniors, ex-Botafogo e Corinthians, convocado apesar de sua recente operação no menisco.

A vaga ao lado de Suárez é de Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, mas a disputa está aberta até o atacante do Barcelona se recuperar da lesão. Diego Rolán, do Bordeaux, Abel Hernández, do Hull City, e Cristian Stuani, do Middlesbrough, brigam para conquistar a preferência de Tabárez.

Fernando Muslera, do Galatasaray, segue como o goleiro titular da equipe, com Martín Silva, do Vasco, de reserva. No setor defensivo, Maxi Pereira, do Porto, atuará pela lateral-direita, enquanto Álvaro Pereira atuará pelo outro lado do campo. A dupla de zaga será formada por dois jogadores do Atlético de Madrid, Diego Godín, capitão do Uruguai, e José María Giménez.

O Uruguai está no Grupo C da Copa América, ao lado de Jamaica, México e Venezuela. A estreia da 'Celeste' está marcada para o domingo, contra os mexicanos, no Estádio da Universidade de Phoenix. EFE

rfg-ag/lvl

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo