Esporte

Boateng diz que Daniel Alves deu exemplo de como reagir contra o racismo

CHRISTOF STACHE/AFP
Boateng elogiou postura de Dani Alves após ser alvo de ofensas racistas Imagem: CHRISTOF STACHE/AFP

03/06/2016 08h48

O zagueiro alemão Jerome Boateng, do Bayern de Munique, afirmou nesta sexta-feira (03) que o lateral brasileiro Daniel Alves deu um exemplo de como reagir contra insultos racistas, lembrando o episódio no qual o jogador do Barcelona descascou e comeu uma banana jogada contra ele por um torcedor.

"Daniel Alves, do Barcelona, deu um exemplo quando jogaram uma banana contra ele e ele se limitou a comê-la com toda tranquilidade", disse Boateng, em entrevista à edição alemã da revista "L'Officiel Hommes".

Boateng, filho de mãe alemã e pai ganês, se transformou em um símbolo da integração e da luta contra o racismo e a xenofobia no país após ser atacado pelo político ultra conservador Alexander Gauland, do partido populista Alternativa pela Alemanha (AfD).

Gauland, em declarações ao jornal "Frankfurter Allgemeine", disse que as pessoas podem até considerar Boateng como bom jogador, mas que ninguém o desejaria como vizinho, o que gerou uma onda de indignação contra o político e de solidariedade com o zagueiro.

Depois, Gauland tentou minimizar suas declarações e disse que, por não acompanhar o futebol, não conhecia Boateng, não sabia que ele tinha nascido e crescido na Alemanha, e que estava totalmente integrado ao país.

Na entrevista em que faz referência a Daniel Alves, Boateng, perguntado se o uso de algumas expressões cotidianas com reflexos racistas não deveria ser evitado, disse que esse pode ser um bom caminho para uma maior tolerância na Alemanha.

"Se o racismo pode ser evitar desde o início para evitar que os jovens tenham pensamentos equivocados, por que não?", disse.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo