Esporte

Abkházia vence Punjab nos pênaltis e conquista Copa do Mundo "alternativa"

ConIFA/Divulgação
Na decisão, Abkházia (região separatista da Geórgia) venceu Punjab (região da Índia) Imagem: ConIFA/Divulgação

Da EFE, em Moscou

06/06/2016 15h48

A Abkházia, uma república separatista da Geórgia, conquistou no último domingo a Copa do Mundo da Confederação de Associações de Futebol Independentes (ConIFA), entidade que reúne seleções de regiões não reconhecidas pela Fifa.

Sede do segundo Mundial da ConIFA (o primeiro foi disputado em 2013, na Suécia, com vitória do Condado de Nice), a Abkházia conquistou o torneio após derrotar, nos pênaltis, a seleção de Punjab, formada por cidadãos desta região da Índia.

ConIFA/Divulgação
Com vitória na Copa do Mundo da ConIFA, Abkházia promete pedir filiação à Fifa Imagem: ConIFA/Divulgação
Os indianos abriram o placar aos 12 min do segundo tempo, mas os donos da casa conseguiram o empate pouco antes do fim da partida. Nos pênaltis, a Abkházia levou a melhor e venceu por 7 a 6.

Com o triunfo, a Abkházia afirmou que irá solicitar formalmente a entrada na Fifa. Já há precedentes quanto à entrada de territórios que não são membros da ONU na Fifa, como Kosovo e Gibraltar.

Participaram da segunda edição do Mundial da ConIFA 12 seleções, entre elas o Chipre do Norte, de maioria turca, a União de Coreanos do Japão e a Lapônia, uma província do norte da Finlândia.

Quase impossível de ser encontrado no mapa, o grupo de seleções é composto de repúblicas autoproclamadas como a Somalilândia e o Curdistão iraquiano; regiões autônomas como Québec, Groelândia e Tibete, e principados, como Mônaco.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo