Esporte

WADA suspende credenciamento do Laboratório de Controle de Doping de Madri

06/06/2016 19h41

Madri, 6 jun (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (WADA) divulgou nesta segunda-feira que decidiu suspender, com efeito imediato, o credenciamento do Laboratório de Controle de Doping de Madri.

A medida é o resultado direto de outra adotada em 19 de março deste ano, que apontou que a Agência Espanhola Antidoping (AEPSAD) não estava funcionando em conformidade.

"Esta suspensão, que tem efeito imediato, implica na proibição do laboratório em levar a cabo qualquer atividade antidoping ligada à WADA, inclusive todos as análises de amostras de urina e sangue", diz comunicado emitido pela entidade internacional.

De acordo com o código internacional dos laboratórios, para que sigam credenciados, a agência antidoping do país precisa estar considerada funcionando dentro da regulamentação, como existe a Agência Mundial.

O laboratório madrilenho tem direito a recorrer junto a Corte Arbitral do Esporte (CAS), dentro de 21 dias a partir do recebimento da notificação da decisão da WADA.

No dia 19 de março, a Agência Mundial Antidoping divulgou que duas agências da Bélgica, além de uma do Brasil, da Grécia e da França, estavam adaptadas ao código internacional, algo que a da Espanha e do México não tinham feito.

De acordo com a WADA, o problema do país europeu era a indefinição sobre a formação do novo governo, após as eleições de 20 de dezembro, o que dificultava a resolução sobre as exigências para declarar o órgão local em conformidade.

As análises de amostras desde então, passaram a ser feitas por federações internacionais, o que garantiria acompanhamento efetivo antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo