Esporte

EUA resolvem no 1º tempo, goleiam Costa Rica e se recuperam na Copa América

07/06/2016 23h13

Chicago (EUA), 7 jun (EFE).- Derrotados pela Colômbia na estreia, a seleção dos Estados Unidos, anfitriã desta edição da Copa América, se recuperou no grupo A nesta terça-feira ao golear a Costa Rica por 4 a 0 no estádio Soldier Field, em Chicago, com três gols marcado ainda no primeiro tempo.

A rede balançou pela primeira vez logo aos oito minutos de partida, quando Gamboa empurrou Wood dentro da área e a arbitragem marcou pênalti. Dempsey bateu no canto esquerdo, o goleiro Pemberton caiu para o direito, e a bola entrou. Foi o 50º gol do camisa oito pela seleção americana.

A Costa Rica tinha dificuldades para criar e ainda perdeu o atacante Ureña, machucado, aos 18. Sem encantarem tecnicamente, mas mais ligados no jogo, os EUA aumentaram aos 36. Jones fez o desarme perto da linha do meio de campo e acionou Dempsey, que acelerou pelo meio, levou para a esquerda e devolveu para o camisa 13, que, de primeira, chutou no cantinho e anotou o segundo.

Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, aconteceu o terceiro gol da seleção americana. Dempsey dominou na esquerda e tocou para a área até Wood, que deu um bonito giro para cima da marcação e arrematou firme no canto direito baixo.

Relaxada, a seleção anfitriã permitiu que a Costa Rica crescesse na partida na etapa final. Entretanto, o melhor que os 'Ticos' fizeram foi acertar uma bola na trave, aos 23 minutos. Após escanteio curto, Bolaños levantou e Bryan Ruíz cabeceou na trave. No rebote, Saborío, que substituíra Ureña, foi flagrado em impedimento.

Ainda houve tempo para que os americanos transformassem o placar em goleada. Aos 41, em mais um erro de saída de bola da equipe caribenha, Zusi recolheu, desceu pelo meio e chutou de pé esquerdo para assinalar o quarto.

Com a vitória por um placar elástico, os EUA assumiram provisoriamente a liderança do grupo, com três pontos e saldo melhor que o da Colômbia, que ainda hoje jogará contra o Paraguai no Rose Bowl, em Pasadena. Costa Rica e 'Albirroja' têm um ponto cada.

A última rodada desta chave está marcada para o próximo sábado, quando os donos da casa medirão força com os paraguaios. Já os 'Ticos' lutarão pela sobrevivência na edição especial de centenário da Copa América diante dos 'Cafeteros', em duelo de quadrifinalistas da última Copa do Mundo.

Os EUA participam do torneio organizado pela Conmebol pela quarta vez e têm como melhor campanha o quarto lugar obtido em 1995, no Uruguai. Já a Costa Rica já foi convidada em outras quatro oportunidades e avançou às quartas de final em 2001, na Colômbia, e 2004, no Peru.



Ficha técnica:.

Estados Unidos: Guzan; Yedlin, Cameron, Brooks e Johnson; Jones, Bradley e Bedoya (Beckerman); Wood (Zusi), Dempsey (Wondolowski) e Zardes. Técnico: Jürgen Klinsmann.

Costa Rica: Pemberton; Acosta, Duarte e Calvo; Gamboa (Salvatierra), Borges, Bolaños, Ruíz e Matarrita; Campbell (Azofeifa) e Ureña (Saborío). Técnico: Óscar Ramírez.

Árbitro: Roddy Zambrano (Equador), auxiliado pelos compatriotas Byron Romero e Luis Vera.

Cartões amarelos: Johnson e Brooks (EUA).

Gols: Dempsey, Jones, Wood e Zusi (EUA).

Estádio: Soldier Field, em Chicago.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo