Esporte

Bale lidera retorno de País de Gales a grande torneio

08/06/2016 19h58

Londres, 8 jun (EFE).- Protagonista da transferência mais cara da história do futebol ao ter trocado o Tottenham pelo Real Madrid por 100 milhões de euros em 2013, o atacante Gareth Bale é o rosto mais conhecido da seleção do País de Gales que participará da Eurocopa pela primeira vez.

Até agora, os galeses participaram de apenas uma grande competição, a Copa do Mundo de 1958. Na ocasião, avançou até as quartas de final, em que fez jogo muito duro diante da seleção brasileira.

Na ocasião, o placar em Gotemburgo ficou zerado até os 21 minutos do segundo tempo, quando Pelé, então com apenas 17 anos, marcou seu primeiro gol em Copas e garantiu a classificação do Brasil, que viria a conquistar seu primeiro título mundial dias depois.

Desta vez, o País de Gales tem Bale como rosto mais conhecido. Autor de sete gols durante as Eliminatórias, o astro alcançou o ápice físico e técnico na parte final da temporada, em que ajudou o Real Madrid a vencer a Liga dos Campeões, e agora sabe que o sucesso do time dirigido por Chris Coleman passa por seus pés.

A melhor seleção galesa dos últimos tempos terminou a fase classificatória em segundo lugar em seu grupo, atrás apenas da Bélgica, e à frente de Bósnia, Israel, Chipre e Andorra. Guiados pelo bom trabalho de Coleman, no cargo desde 2012, os 'Dragons' chegam à França sem pressão e cientes de que avançar às oitavas de final seria uma grande conquista.

Presente no grupo B, junto com Inglaterra, Rússia e Eslováquia, o País de Gales em tese brigará com a representante do país sede da Copa de 2018 pela segunda colocação da chave, mas nem por isso facilitará as coisas para os irmãos de coroa.

Coleman construiu um time que faz do contra-ataque a principal arma, com uma defesa sólida e com boa saída de bola. O meio-campo é de qualidade e tem caras conhecidas, como a de Andy King, campeão inglês pelo Leicester, Joe Allen, do Liverpool, e Aaron Ramsey, que defende o Arsenal.

O ponto fraco é o ataque, setor em que nem Hal Robson-Kanu nem Sam Vokes transmitem confiança. Este último perdeu boa parte das Eliminatórias devido a uma grave lesão no joelho, mas se mostrou recuperado ao longo desta temporada, em que ajudou o Burnley a ser campeão da segunda divisão inglesa e, consequentemente, voltar à elite.

"As pessoas se interessam por nós porque temos Bale e pensam que somos uma equipe de um só jogador. É certo que não teríamos chegado aonde estamos sem ele, mas temos outras qualidades fornecidas por outros jogadores, que nos tornam um bom time. Somos um grupo muito organizado e brigador", declarou Coleman.



Confira a lista de convocados do País de Gales para a Eurocopa:.



- Goleiros: Wayne Hennessey (Crystal Palace/ING), Danny Ward (Liverpool/ING) e Owain Williams (Inverness/ESC).

- Defensores: James Chester (West Bromwich/ING), James Collins (West Ham/ING), Ben Davies (Tottenham/ING), Chris Gunter (Reading/ING), Ashley Richards (Fulham/ING), Nell Taylor (Swansea/PDG) e Ashley Williams (Swansea/PDG).

- Meias: Joe Allen (Liverpool/ING), David Edwards (Wolverhampton/ING), Andy King (Leicester/ING), Joe Ledley (Crystal Palace/ING), Jonathan Williams (Crystal Palace/ING), Aaron Ramsey (Arsenal/ING) e David Vaughan (Nottingham Forest/ING).

- Atacantes: Gareth Bale (Real Madrid/ESP), Simon Church (Milton Keynes Dons/ING), David Cotterill (Birmingham/ING), Hal Robson-Kanu (Reading/ING), Sam Vokes (Burnely/ING) e George Williams (Fulham/ING).



Time base: Hennessey; Gunter, Ashley Williams, Chester e Davis; Ledley, King, Allen, Ramsey e Bale; Robson-Kanu (Vokes). Técnico: Chris Coleman.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo