Esporte

Com brasileiro no elenco, Rússia terá teste para Copa de 2018 na Eurocopa

08/06/2016 19h59

Ignacio Ortega.

Moscou, 8 jun (EFE).- A Rússia demitiu o técnico italiano Fabio Capello e, em menos de um ano no cargo, Leonid Slutski conseguiu recolocar a equipe no caminho correto: garantiu presença na Eurocopa e, com um goleiro brasileiro entre os convocados, terá seu principal teste antes da disputa da Copa do Mundo de 2018 no país.

O futebol russo parecia ter entrado definitivamente entre as principais forças mundiais em 2008, quando a seleção bateu a Holanda nas quartas de final da Eurocopa disputada na Áustria e na Suíça, caindo na sequência diante da Espanha, por 3 a 0.

Andrey Arshavin, a grande estrela dessa equipe, e Roman Pavlyuchenko, artilheiro do time, ficaram para história, mas, depois da decepção do Mundial de 2014, coube ao técnico russo devolver a esperança de oito anos atrás à torcida.

Campeão de três dos últimos quatro Campeonatos Russos com o CSKA Moscou, Slutski "libertou" os jogadores da seleção, que estavam incomodados com o excesso de disciplina imposto por Capello.

Contratado a peso de ouro para liderar a equipe até 2018, o italiano classificou brilhantemente a Rússia para a Copa do Mundo de 2014, mas, no Brasil, o projeto saiu dos trilhos. Pela primeira vez na história, os russos foram eliminados sem nenhuma vitória - empates contra Coreia do Sul e Argélia, e derrota para a Bélgica.

A classificação para a Eurocopa que começa na próxima sexta-feira também foi complicada, cheia de incidentes extracampo devido à falta de pagamento do salário de Capello e seus auxiliares.

Isso afetou o desempenho dos jogadores e prejudicou o ambiente da seleção até a saída do técnico. Slutski chegou em agosto de 2015, apelou para o orgulho dos atletas e conseguiu a vaga na Eurocopa.

Quatro vitórias seguidas, incluindo uma sobre a Suécia, colocaram a Rússia de forma direta na competição, com a vice-liderança do Grupo G, atrás da Áustria, deixando a repescagem para Ibrahimovic e seus companheiros. A recuperação encheu os russos de confiança.

Slutski optou por um esquema mais ofensivo que o de Capello, apesar de não ter introduzido mudanças na convocação. Mas ainda há dúvidas sobre o time que começará jogando a Eurocopa, ainda mais com os problemas de última hora que surgiram para o treinador.

Três jogadores do CSKA que disputaram a Eurocopa de 2008 são os pilares da defesa da equipe: Igor Akinfeev segue como goleiro titular, com Vasyl Berezutski e Serguei Ignashevich na zaga central.

Após a lesão do veterano Yuri Zhirkov, do Zenit São Petersburgo, o técnico terá alternativas pouco ofensivas pelas laterais. O possível substituto de Zhirkov pela esquerda, Georgiy Schennikov, do CSKA, é um que avança pouco. O mesmo caso ocorre pelo outro lado do campo, onde o titular, Igor Smolnikov, do Zenit, também tem características mais defensivas.

O meio-campo deve ser formado pelo polivalente Denis Glushakov, do Spartak Moscou, enquanto Oleg Shatov, do Zenit, será responsável pela criação de jogadas ofensivas, especialmente após a baixa de Alan Dzagoev.

A lesão de última hora do jogador que marcou o título do CSKA na última rodada é um problema para Slutski, já que sua qualidade e seu faro de gol são praticamente insubstituíveis.

Talvez esse tenha sido o motivo de o técnico ter optado pela convocação pelo veterano Roman Shirokov, apesar de sua péssima temporada, na qual inclusive foi reserva do CSKA. Apesar disso, ele é considerado um jogador que pode fazer a diferença.

Outra ausência de última hora foi a de Igor Denisov, do Dínamo de Moscou. O jogador sentiu um problema muscular na coxa direita durante o último amistoso contra a equipe, um empate de 1 a 1 diante da Sérvia, e foi substituído por Artur Yusupov.

O ataque é onde os russos surpreenderam nos últimos meses, com um trio com grande futuro, apesar de Aleksandr Kokorin, um dos jogadores preferidos de Capello, ter caído de nível depois da saída do técnico.

Artem Dzyuba, o herói da partida contra Suécia, evoluiu muito tanto na seleção como no Zenit, onde formou uma dupla perigosa com o brasileiro Hulk e marcou 15 gols.

Contudo, o melhor jogador da temporada na Rússia foi Fedor Smolov, com 20 gols em 30 partidas, algo que não ocorria desde 1998.

Por mérito, Smolov deveria estar entre os titulares ao lado de Dzyuba, mas Kokorin se adapta melhor aos lados do campo e deve ser escolhido pelo técnico para iniciar a Eurocopa.

A principal novidade da convocação de Slutski foi o brasileiro Guilherme. Revelado pelo Atlético-PR, o goleiro está no Lokomotiv Moscou há oito temporadas e se adaptou muito rápido ao futebol local. Após obter o passaporte russo no ano passado, ganhou uma chance e vai disputar a Eurocopa.

A Rússia está no Grupo B do torneio e estreará contra a Inglaterra no próximo sábado, no estádio Velódrome, em Marselha. Depois, enfrenta a Eslováquia, em Lille, e, por fim, encerra a primeira fase contra o País de Gales, em Toulouse.



Confira a lista de convocados da Rússia para a Eurocopa:.

Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA Moscou/RUS), Guilherme (Lokomotiv Moscou/RUS) e Yuri Lodygin (Zenit São Petersburgo/RUS).

Defensores: Aleksel Berezutski (CSKA Moscou/RUS), Vasyl Berezutski (CSKA Moscou/RUS), Serguei Ignashevich (CSKA Moscou/RUS), Georgi Schennikov (CSKA Moscou/RUS), Roman Shishkin (Lokomotiv Moscou/RUS) e Igor Smolnikov (Zenit São Petersburgo/RUS).

Meias: Denis Glushakov (Spartak Moscou/RUS), Dmitri Kombarov (Spartak Moscou/RUS), Aleksandr Golovin (CSKA Moscou/RUS), Roman Shirokov (CSKA Moscou/RUS), Oleg Ivanov (Terek Grozny/RUS), Pavel Mamaev (Krasnodar/RUS), Dmitri Torbinski (Krasnodar/RUS), Roman Neustädter (Schalke 04/ALE), Aleksandr Samedov (Lokomotiv Moscou/RUS), Artur Yusupov (Zenit São Petersburgo/RUS) e Oleg Shatov (Zenit São Petersburgo/RUS).

Atacantes: Artem Dzyuba (Zenit São Petersburgo/RUS), Aleksandr Kokorin (Zenit São Petersburgo/RUS) e Fedor Smolov (Krasnodar/RUS).



Time base: Akinfeev; Smolnikov, Vasyl Berezutski, Ignashevich e Schennikov; Glushakov, Ivanov (Golovin), Samedov, Kokorin e Shatov; Dzyuba. Técnico: Leonid Slutski.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo