Topo

CR7 busca recorde de gols e jogos na fase final da Eurocopa

08/06/2016 19h52

Redação Central, 8 jun (EFE).- Cristiano Ronaldo entra na edição deste ano da Eurocopa para bater os recordes históricos de partidas disputadas na fase final e de gols marcados no torneio.

O atacante português soma 14 jogos na fase final do torneio continental e está apenas dois atrás do ex-goleiro holandês Edwin van der Sar e do ex-lateral francês Lilian Thuram.

Cristiano está empatado com seu ex-companheiro de Real Madrid, o goleiro Iker Casillas, capitão da seleção da Espanha, que será um adversário pela marca caso seja o titular da equipe. O técnico Vicente del Bosque, porém, pode optar por escalar David de Gea.

Ao longo da história, também disputaram 14 partidas de fase final os portugueses Luis Figo e Nuno Gomes, o tcheco Karel Poborsky, o alemão Philipp Lahm e o francês Zinedine Zidane.

A Eurocopa chega à França com um total de 581 gols anotados nas fases finais desde a primeira edição do torneio, que também foi disputada no país há 56 anos. O iugoslavo Milan Galic, morto em 2014, marcou o primeiro contra a seleção anfitriã, e Juan Mata, não convocado por Del Bosque, o último, ao fechar a vitória da Espanha sobre a Itália na conquista do título em 2012.

Entre ambos, Cristiano Ronaldo volta a despontar. O atacante é quem mais tem gols no torneio, incluindo também a fase de grupos, com 26, três a mais que o irlandês Robbie Keane. Nas etapa eliminatória, o português, que não marcou na última edição da Euro, balançou a rede seis vezes, três a menos que o francês Michel Platini.

Outros que também buscam ser o artilheiro da fase final da competição são o sueco Zlatan Ibrahimovic, que está empatado com Cristiano, e o inglês Wayne Rooney, com cinco.



Artilheiros das fases finais da Eurocopa:.

.1. Michel Platini (FRA) 9 gols.

.2. Alan Shearer (ING) 7.

.3. Ruud van Nistelrooy (HOL) 6.

.+. Patrick Kluivert (HOL) 6.

.+. Zlatan Ibrahimovic (SUE) 6.

.+. Thierry Henry (FRA) 6.

.+. Cristiano Ronaldo (POR) 6.

.+. Nuno Gomes (POR) 6.

.9. Milan Baros (RTC) 5.

.+. Savo Milosevic (SER) 5.

.+. Wayne Rooney (ING) 5.

.+. Marco van Basten (HOL) 5.

.+. Jürgen Klinsmann (ALE) 5.

.+. Fernando Torres (ESP) 5.

.+. Zinedine Zidane (FRA) 5.



Mais partidas disputadas em fases finais da Eurocopas:.

.1. Lilian Thuram (FRA) 16.

.+. Edwin van der Sar (HOL) 16.

.3. Luis Figo (POR) 14.

.+. Nuno Gomes (POR) 14.

.+. Cristiano Ronaldo (POR) 14.

.+. Karel Poborsky (RTC) 14.

.+. Zinedine Zidane (FRA) 14.

.+. Iker Casillas (ESP) 14.

.+. Philipp Lahm (ALE) 14.