Esporte

Eslováquia vai à Euro mais experiente e contando com contra-ataques letais

08/06/2016 19h54

Redação Central, 8 jun (EFE).- A Eslováquia, que estreou em Copas do Mundo seis anos atrás, na África do Sul, fará em 2016 sua primeira participação na Eurocopa, embalada por uma vitória em um amistoso contra a Alemanha e apostando em velozes contra-ataques como principal arma.

No primeiro - e único - Mundial do qual participou, os eslovacos desembacaram no cenário internacional de maneira surpreendente, se classificando às oitavas de final em segundo na mesma chave em que a Itália foi eliminada precocemente, com direito a histórica vitória sobre a 'Azzurra' por 3 a 2.

Depois disso, a seleção do país fracassou na tentativa de ir à Euro de 2012 e à Copa de 2014. Nas Eliminatórias para a competição deste ano, avançou em segundo, ficando atrás da Espanha, e à frente de Ucrânia, Belarus, Luxemburgo e Macedônia.

Agora, terá pela frente o grupo B da competição continental, no qual vai encarar a Inglaterra na última rodada, em partida marcada para a acontecer em Saint-Étienne, além de País de Gales, rival da estreia, e Rússia.

O comando da seleção eslovaca está a cargo do ex-jogador tcheco Jan Kozak, que ocupa o cargo desde 2013. Como atleta, o agora treinador conhece bem a Euro, já que, com a Tchecoslováquia, foi terceiro colocado em 1980.

Dentro das quatro linhas, o principal destaque eslovaco é Marek Hamsik, que voltou a brilhar no Napoli nesta temporada e é titular absoluto. O camisa 17, que participou da Copa do Mundo de 2010 aos 22 anos, chega mais maduro e com a condição de principal destaque.

O meia teve boa atuação na vitória sobre a Alemanha por 3 a 1, em amistoso disputado em Augsburg, que lançou holofotes em direção a seleção comandada por Kozak. O atacante Michal Duris e o meia Juraj Kucka completaram o marcador.

Depois do duelo com os campeões mundiais, os eslovacos empataram com a Irlanda do Norte, completando oito jogos de invencibilidade, em série que foi iniciada em outubro do ano passado.

Pouco antes da competição, a Eslováquia perdeu um dos principais jogadores do elenco, o experiente atacante Robert Vittek, que acabou ficando fora inclusive da lista de pré-convocados, por causa de problema físico.

Sem o veterano de 34 anos, que atua no Slovan Bratislava, as demais apostas de Kozak são os meias ofensivos Robert Mak e Vladimir Weiss, que formam veloz tridende ofensivo, que dará suporte a Duris no comando do ataque.

Outro grande nome é Martin Skrtel, do Liverpool, que é o principal líder do grupo, ostentando, inclusive, a condição de capitão da seleção eslovaca.



Confira a lista de convocados da Eslováquia para a Eurocopa:.



Goleiros: Matus Kozacik (Vitoria Plzen/RTC), Jan Mucha (Slovan Bratislava/ESQ) e Jan Novota (Rapid Viena/AUT).

Defensores: Jan Durica (Lokomotiv Moscou/RUS), Norbert Gyömber (Roma/ITA), Tomas Hubocan (Dínamo de Moscou/RUS), Peter Pekarik (Hertha Berlim/ALE), Kornel Salata (Slovan Bratislava/ESQ), Milan Skriniar (Sampdoria/ITA) e Marin Skrtel (Liverpool/ING).

Meias: Ondrej Duda (Legia Varsóvia/POL), Jan Gregus (Jablonec/RTC), Marek Hamsik (Napoli/ITA), Patrik Hrosovsky (Viktoria Plzen/RTC), Juraj Kucka (Milan/ITA), Robert Mak (PAOK/GRE), Viktor Pecovsky (Zilina/ESQ), Miroslav Stoch (Bursaspor/TUR), Dusan Svento (Colônia/ALE) e Vladimir Weiss (Al-Gharafa-QAT).

Atacantes: Michal Duris (Viktoria Plzen/RTC), Adam Nemec (Willem II/HOL) e Stanislav Sestak (Ferencvaros/HUN).



Time base: Kozacik; Pekarik, Skrtel, Durica e Hubocan; Kucka, Pecovsky, Mak, Hamsik e Weiss; Duris. Técnico: Jan Kozak.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo