Esporte

Eurocopa será 1ª competição com novas regras do futebol no Velho Continente

08/06/2016 19h51

Redação Central, 8 jun (EFE).- A Eurocopa será a primeira competição no Velho Continente com as novas regras introduzidas pela International Board (IFAB), que entraram em vigor em 1º de junho, e que já estão sendo utilizadas, por exemplo, no Campeonato Brasileiro.

A entidade definiu uma série de novidades que afetam aspectos, sendo as que tem mais impacto o fim da chamada "tripla punição", além do uso de tecnologia da linha do gol.

Após aprovar o uso de um sistema que tira dúvidas sobre se a bola entrou ou não, a Uefa elegeu o padrão "Eye Hawk" para utilizar na competição que acontecerá na França. Trata-se de uma tecnologia semelhante à de partidas de tênis, com sete câmeras em cada trave e um software que monitora o gol.

Cada um dos integrantes do quarteto de arbitragem receberá um sinal vibratório e um visual cada vez que a bola ultrapassar a linha. A tecnologia também será utilizado na Liga dos Campeões da Europa, a partir da próxima edição.



Confira as principais novidades aprovadas pela International Board e que serão introduzidas na Eurocopa:.



- PONTAPÉ INICIAL. A bola pode ser tocada para qualquer direção, não só para a frente.



- TRIPLA PUNIÇÃO - pênalti, cartão vermelho e suspensão. Houve suavização, pois se considera que a falta dentro da área, com tiro da marca fatal, já é punição suficente. Agora, quando um jogador cometer pênalti em disputa de bola, receberá cartão amarelo. Só será exibido o vermelho se houver falta violenta, sem que a bola esteja em disputa.



- JOGADORES. Não se permite o uso de qualquer tipo de comunicação eletrônica entre jogadores (incluindo suplentes/substituídos e expulsos) e/ou membros da comissão técnica.



- UNIFORMES. Roupas íntimas que possam ser vistas devem ter as mesmas cores do calção do uniforme.



- PÊNALTIS. Uma vez iniciada a corrida para a cobrança, o jogador não poderá fazer a chamada "paradinha", sob risco de advertência com cartão amarelo. Os goleiros que se adiantarem em relação à linha de gol antes da cobrança também receberão amarelo.

Além disso, o árbitro não precisa mais ser informado sobre a ordem de cobradores, caso uma partida seja decidida nos pênaltis.



- GOLS. O árbitro pode anular um gol se, após ele ser marcado, e antes que do reinício do jogo, for comprovado que havia no campo alguma "pessoa extra", como um jogador a mais, um reserva, um substituído, um expulso ou algum membro da comissão técnica da equipe que fez o gol.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo