Esporte

Hungria volta à Euro após 40 anos com muita expectativa, mas poucas chances

08/06/2016 19h55

Budapeste, 8 jun (EFE).- Vice-campeã mundial duas vezes (1938 e 1954) e tricampeã olímpica (1952, 1964 e 1968), a Hungria retornará ao cenário internacional nesta Eurocopa após décadas em baixa, mas dificilmente conseguirá repetir o brilho de outros tempos, já que gana e ambição, mas poucos recursos técnicos.

Em quase nada a equipe atual tem a ver com o chamado Time de Ouro, de Puskas, Kocsis e Czibor, que viveu anos de glória entre 1950 e 1970.

O último grande resultado dos húngaros foi o quarto lugar na Euro de 1972 e a prata olímpica no mesmo ano. Depois disso, participaram, das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986, mas em todas caiu na fase de grupos. Estiveram ainda nos Jogos Olímpicos de 1996, que, no entanto, já eram disputados com restrição de atletas acima de 23 anos.

Para voltar ao torneio continental após 44 anos, o 'Nemzeti Tizenegy', agora dirigido pelo alemão Bernd Storck, ficou em terceiro lugar em seu grupo, atrás de Irlanda do Norte e Romênia. Na repescagem, obteve duas vitórias sobre a Noruega.

Na França, a equipe estará no grupo F, que tem Portugal como claro favorito. Em tese, resta então brigar com Áustria e Islândia pela segunda posição da chave ou para ser um dos melhores terceiros colocados.

"Estou satisfeito com o futebol da minha equipe", garantiu Storck, que se recusou a dar informações sobre a abordagem de sua equipe na competição da Uefa.

No domingo passado, a Hungria fez o último amistoso de preparação e resistiu o quanto pôde, mas perdeu para a Alemanha por 2 a 0 na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen. A estreia na Euro acontecerá na próxima terça-feira, contra os austríacos.

O líder húngaro dentro de campo é o veteraníssimo goleiro Gábor Király, de 40 anos, que já atuou por clubes como Hertha Berlim, Aston Villa e Bayer Leverkusen e atualmente defende o Haladás, que o revelou em 1993.

Quem veste a braçadeira de capitão, no entanto, é o meia-atacante Balázs Dzsudzsák. E a responsabilidade pelos gols é dividida: o time balançou a rede 11 vezes com oito atletas diferentes durante as Eliminatórias.

A torcida confia na energia do meia László Kleinheisler, do Werder Bremen. O jogador de apenas 22 anos estreou pela seleção na fogueira, na repescagem da classificatória, mas não se intimidou e marcou o gol da vitória sobre a Noruega por 1 a 0 em Oslo no jogo de ida.

A principal preocupação é o atacante Krisztián Németh, um dos principais nomes do elenco comandado por Storck. Ele se apresentou com problemas físicos leves, mas, a princípio será titular na campanha na França.



Confira a lista de convocados da Hungria para a Eurocopa:.



Goleiros: Dénes Dibuz (Ferencváros/HUN), Péter Gulácsi (RB Leipzig/ALE) e Gábor Király (Haladás/HUN).

- Defensores: Barnabás Bese (MTK Budapest/HUN), Attila Fiola (Puskas Akadémia/HUN), Richárd Guzmics (Wisla Krakow/POL), Roland Juhász (Videoton/HUN), Tamás Kádár (Lech Poznan/POL), Mihály Korhut (Debrecen/HUN), Ádám Lang (Videoton/HUN) e Ádám Pintér (Ferencváros/HUN).

- Meias: Balázs Dzsudzsák (Bursaspor/TUR), Ákos Elek (Diósgyor/HUN), László Kleinheisler (Werder Bremen/ALE), Ádám Nagy (Ferencváros/HUN) e Zoltan Stleber (Nuremberg/ALE).

- Atacantes: Dániel Böde (Ferencváros/HUN), Zoltán Gera (Ferencváros/HUN), Gergo Lovrencsics (Lech Poznan/POL), Krisztián Németh (Al-Gharafa/CAT), Nemanja Nikolic (Legia Varsóvia/POL), Tamás Priskin (Slovan Bratislava/RTC) e Ádám Szalai (Hannover 96/ALE).



Time base: Király; Fiola, Lang, Guzmics e Kádár; Elek, Kleinheisler, Gera e Dzsudzsák; Németh e Szalai. Técnico: Bernd Storck.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo