Esporte

Islândia estreia na Eurocopa com foco na defesa e esperança em Sigurdsson

08/06/2016 19h57

Anxo Lamela.

Copenhague, 8 jun (EFE).- A seleção da Islândia, que finalmente estreiará em um torneio de grande expressão, tentará marcar o nome do país na Eurocopa com foco no sistema defensivo, no espírito de luta e com esperanças no faro de gol do meia Gylfi Sigurdsson, destaque da equipe.

Sob o comando do sueco Lars Lagerbäck, que assumiu o cargo de técnico há quase cinco anos, a Islândia apresentou uma evolução considerável ao longo desse período. Os islandeses disputaram a repescagem para a Copa do Mundo de 2014 e garantiram a classificação para a Eurocopa deste ano com duas rodadas de antecedência, feitos que marcaram o salto da 112ª para a 34ª posição no ranking da Fifa.

A atuação da Islândia nas Eliminatórias para a Eurocopa, em um grupo com Holanda, Turquia e República Tcheca como principais rivais, foi extraordinária: terminou em segundo lugar com 20 pontos e apenas seis gols sofridos, com direito a duas vitórias sobre a seleção holandesa, que ficou de fora do torneio continental.

A mão de Lagerbäck, que levou a Suécia a todas as edições de Copa do Mundo e Eurocopa entre 2000 e 2008, introduziu ordem e competitividade em um grupo que tem sua base na equipe que há cinco anos jogou pela primeira vez uma Eurocopa Sub-21.

Fazem parte dessa geração os atacantes Kolbeinn Sigthorsson e Alfred Finnbogason, além dos meias Johann Gudmundsson, Birkir Bjarnason e Gylfi Sigurdsson.

O meia do Swansea é o motor e uma das principais armas ofensivas da Islândia, caracterizado pela qualidade no toque de bola e os constantes avanços ao ataque. Nas Eliminatórias, seis gols islandeses foram assinados por Sigurdsson, marca que o tornou artilheiro da equipe.

O estado físico do principal jogador e de outras peças da equipe, como Kolbeinn Sigthorsson, são uma das preocupações de Lagerbäck, que apesar de ser considerado herói nacional na Islândia, já anunciou que deixará o cargo após a Eurocopa.

Lagerbäck incluiu na lista de 23 - na qual todos os convocados jogam fora da Islândia - o meia Eidur Gudjohnsen, já considerado uma lenda do futebol islandês que aos 37 anos não quer perder a oportunidade histórica.

No entanto, o "sonho" islandês na França não será completo, já que a Uefa rejeitou o pedido - apoiado por centenas de cidadãos na internet - de colocar nas camisas dos jogadores seus nomes próprios em vez dos sobrenomes, que na Islândia são majoritariamente patronímicos e não se usam.

.

Confira a lista de convocados da Islândia para a Eurocopa:.

.

- Goleiros: Hannes Halldórsson (Bodo-Glimt/NOR), Ingvar Jónsson (Sandefjord/NOR) e Ögmundur Kristinsson (Hammarby/SUE).

- Defesas: Elmar Bjarnason (Aarhus GP/DIN), Haukur Heldar Hauksson (AIK/SUE), Hjörtur Hermannsson (Göteborg/SUE), Sverrir Ingason (Lokeren/BEL), Hördur Magnússon (Cesena/ITA), Birkir Saevarsson (Hammarby/SUE), Ragnar Sigurdsson (Krasnodar/RUS), Ari Skúlason (Odense BK/DIN) e Arnór Ingvi Traustason (Norrköping/SUE).

- Meias: Kári Árnason (Malmö/SUE), Birkir Bjarnason (Basel/SUI), Aron Gunnarsson (Cardiff City/ING), Emil Hallfredsson (Udinese/ITA), Gylfi Sigurdsson (Swansea/ING) e Rúnar Sigurjónsson (Sundsvall/SUE).

- Atacantes: Jón Dadi Bödvarsson (Kaiserslautern/ALE), Alfred Finnbogason (Augsburg/ALE), Eidur Gudjonsen (Molde/NOR), Johann Gudmundsson (Charlton/ING) e Kolbeinn Sigthórsson (Nantes/FRA).

.

Time base: Kristinsson; Skúlason, Ragnar Sigurdsson, Árnason, Saevarsson; Gudmundsson, Gylfi Sigurdsson, Gunnarsson, Bjarnason; Sigthórsson e Finnbogason. Técnico: Lars Lagerbäck.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo