Esporte

Itália renova aposta em base da Juventus para conquistar a Eurocopa

08/06/2016 19h57

Andrea Montolivo.

Roma, 8 jun (EFE).- A seleção da Itália apostará mais uma na solidez da defesa da Juventus e em Antonio Conte, ex-técnico da equipe, para a voltar a conquistar a Eurocopa, depois de ter batido na trave na última edição do torneio contra a Espanha.

Gianluiggi Buffon, Leonardo Bonucci, Giorgio Chiellini e Andrea Barzagli, titulares na derrota por 4 a 0 para a 'Fúria' em 2012, seguem na equipe, mas desta vez serão comandados por Conte, técnico que montou o elenco da Juventus que domina a Itália desde 2011.

Conte, que deixará o cargo no fim da Eurocopa para comandar o Chelsea, busca conquistar um título que o país não consegue há 48 anos. A última vez que a 'Azzurra' conquistou a Eurocopa foi em 1968, sob o comando de Ferruccio Valcareggi, contra a Iugoslávia.

Após a campanha decepcionante na Copa do Mundo de 2014, a Itália chega à Eurocopa com a obrigação de brigar por um resultado importante. E, para conseguir recuperar a seleção, Conte apostará não só nos seus velhos conhecidos da Juventus, mas também no seu esquema tático preferido, o 3-5-2.

Na proteção do capitão Buffon, que aos 38 anos disputará sua quarta Eurocopa, estarão Bonucci, Chiellini e Barzagli, que conquistaram os últimos cinco Italianos com a 'Velha Senhora', em todos eles como a defesa menos vazada da competição.

O técnico, porém, terá muita dificuldade em montar o meio-campo. Claudio Marchisio, também da Juventus, e Marco Verratti, do Paris Saint-Germain, que teriam a missão de substituir Andrea Pirlo, perderão o torneio devido às lesões.

Marchisio ficará cinco meses longes dos gramados por um grave problema no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Já Verratti teve que operar por causa de uma lesão no púbis.

Conte então apostará no brasileiro naturalizado Thiago Motta, que deve compor o miolo do setor com dois jogadores da Roma: Danielle de Rossi e Alessandro Florenzi. Marco Parolo, da Lazio, e Stefano Sturaro, da Juventus, ficam como principais alternativas.

O técnico, porém, está bem servido nas pontas. Pela direita, quem deve ficar com a posição é Antonio Candreva, também da Lazio. Pelo outro lado do campo, o preferido é Stephan El Shaarawy, da Roma.

Caso prefira uma opção mais equilibrada, Conte poderá substituir um dos dois pelo lateral Matteo Darmian, do Manchester United, ou pelo meia Emanuele Giaccherini, do Bologna, pelo lado esquerdo, ambos com características mais defensivas que os titulares.

No comando do ataque, Ciro Immobile, do Torino, tem vaga praticamente garantida. Graziano Pellé, do Southampton, Lorenzo Insigne, do Napoli, e Simone Zaza, da Juventus, e o brasileiro naturalizado Éder, da Inter de Milão, disputam o outro lugar no setor.



Confira a lista de convocados da Itália para a Eurocopa:.

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus/ITA), Federico Marchetti (Lazio/ITA) e Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain/FRA).

Defensores: Andrea Barzagli (Juventus/ITA), Leonardo Bonucci (Juventus/ITA), Giorgio Chiellini (Juventus/ITA), Matteo Darmian (Manchester United-ING), Mattia De Sciglio (Milan/ITA) e Angelo Ogbonna (West Ham/ING).

- Meias: Federico Bernardeschi (Fiorentina-ITA), Antonio Candreva, Marco Parolo (Lazio-ITA), Daniele De Rossi, Alessandro Florenzi (Roma/ITA), Emanuele Giaccherini (Bologna/ITA), Stefano Sturaro (Juventus/ITA) e Thiago Motta (Paris Saint-Germain/FRA).

Atacantes: Éder (Inter de Milão/ITA), Stephan El Shaarawy (Roma/ITA), Ciro Immobile (Torino-ITA), Lorenzo Insigne (Napoli/ITA), Graziano Pellè (Southampton/ING) e Simone Zaza (Juventus/ITA).



Time base: Buffon; Bonucci, Barzagli e Chiellini; Candreva, Florenzi, De Rossi, Thiago Motta e Shaarawy; Pellé e Immobile. Técnico: Antonio Conte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo