Esporte

Segredo para converter mais pênaltis é repetir lado da cobrança anterior

AP Photo/Matthias Schrader
Imagem: AP Photo/Matthias Schrader

09/06/2016 17h34

Um aviso para a Eurocopa: os goleiros nas disputas de pênaltis tendem a pular para o lado contrário da cobrança anterior, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Instituto para a Economia Mundial.

Como explica a revista especializada Current Biology em sua última edição, as estatísticas mostram que na maioria dos casos os goleiros não repetem a direção na hora de saltar para tentar evitar que a cobrança seja convertida.

"A probabilidade de que um goleiro pule para o lado oposto do pênalti anterior é 55% maior do que a se repita no mesmo lado", explicou o economista da do instituto Ulrich Schmidt.

O estudo foi baseado em 350 pênaltis cobrados em torneios internacionais e podem ajudar as 24 seleções participantes da Eurocopa, que será disputada na França, a partir desta sexta-feira.

A pesquisa buscava comprovar se os jogadores profissionais - no caso os goleiros - caíam na chamada "falácia do apostador", uma crença falsa que faz pressupor que os fatos acontecidos no passado condicionam os resultados futuros, quando na realidade é uma questão do acaso.

Um exemplo disso poderia ser o lançamento no ar de uma moeda, embora se tenha repetido um resultado (cara ou coroa) de forma contínua, a possibilidade que dê o sinal contrário se mantém sempre inalterável (0,5).

Esse resultado contradiz um estudo anterior que afirmava que os goleiros eram afetados pela "falácia do apostador", e que depois de três cobranças no mesmo lado, as chances de que o goleiro se lançasse na direção contrária aos lançamentos prévios.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo