Esporte

Governo francês mandará requerimentos a grevistas "se for necessário"

10/06/2016 06h58

Paris, 10 jun (EFE).- O governo da França mandará requerimentos aos grevistas a partir de amanhã para obrigá-los a retornarem a seus postos de trabalho se considerar necessário, anunciou nesta sexta-feira o secretário de Estado de Transportes, Alain Vidalies.

"Se for preciso utilizar amanhã os requerimentos, vamos fazê-lo", explicou Vidalies em entrevista à emissora "Europe 1", ao se referir às greves que afetam especialmente o transporte ferroviário, e o aéreo a partir de amanhã, com a paralisação anunciada pelos pilotos da Air France.

O primeiro-ministro, Manuel Valls, já tinha advertido ontem que o governo contempla o uso dessa medida coercitiva contra os funcionários da companhia pública de ferrovias SNCF, cuja greve nos trens de cercanias causará hoje problemas no acesso ao Stade de France, que sedia o jogo de abertura da Eurocopa entre França e Romênia.

Para Vidalies, "se hoje há gente no transporte ferroviário e no aéreo apontando contra este grande evento, isso é uma ação contra a França e os franceses".

"Ontem ouvi o responsável nacional do (sindicato) CGT dizer que leva em conta o respeito à Eurocopa, e espero que ele seja ouvido", acrescentou o secretário de Estado.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, por sua vez concordou hoje que "se for preciso utilizar os requerimentos amanhã, isso vai acontecer".

Em entrevista no canal "BFMTV", a prefeita defendeu, antes de tudo, a manutenção do diálogo e que essa medida deve ser utilizada como último recurso, já que "o requerimento significa mandar a polícia para as casas (dos grevistas) e colocar as pessoas sob mais tensão".

Já sobre a greve decretada nos serviços de coleta de lixo da capital francesa, a prefeita afirmou que, "neste momento, estão recolhendo" todos os resíduos que permanecem nas vias públicas.

"Desde ontem à noite pudemos colocar aproximadamente cinquenta caminhões adicionais para coletar o lixo e, nesta manhã, há 30 caminhões adicionais", assegurou Anne Hidalgo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo