Esporte

Ligadas por laços estreitos, Albânia e Suíça duelam pelo grupo A da Eurocopa

10/06/2016 12h08

Paris, 10 jun (EFE).- Com direito a duelo dos irmãos Xhaka, Albânia e Suíça duelam neste sábado, no complemento do grupo A da Eurocopa, no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, em jogo que marcará a estreia do país dos Balcãs em competições internacionais e tentativa de manutenção de invencibilidade dos helvéticos.

"Se até dois irmãos se enfrentam como não será um partido especial?", resumiu o goleiro suíço Yann Sommer, em entrevista coletiva um dia antes do duelo, que começará às 10h (horário de Brasília).

As duas seleções têm histórias cruzadas, já que muitos albaneses vivem e jogam no país alpino. Alguns, acabam optando por se naturalizar e vestir uma nova camisa. Como é o caso de Granit Xhaka, talentoso meia que acaba de trocar o Borussia Mönchengladbach pelo Arsenal.

Filho de pais albaneses, de origem kosovar, mas nascido na Basiléia, o camisa 10 suíço, comparado pela imprensa europeia com Andrea Pirlo, defende a seleção do país desde a base e foi convocado para a principal pela primeira vez em 2011.

O irmão, Taulant, nascido em Pristina, no Kosovo, começou a trajetória no futebol de forma semelhante, e atuou nas equipes nacionais sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21 da Suíça. O volante, que também atua como zagueiro, no entanto, optou em 2014 por defender a Albânia.

Os dois simbolizam um pouco do duelo deste sábado no estádio Bollaert-Delelis. Oito dos 23 albaneses convocados também têm nacionalidade suíça. Já quatro jogadores da seleção helvética, são de origem do país do Leste Europeu ou do Kosovo, que declarou independência da Albânia em 2008.

"É um duelo entre amigos. Muitos de nós estivemos juntos nos centros de formação. Quando começar o jogo, contudo, cada um defenderá sua seleção", garantiu Sommer, ex-companheiro de Granit Xhaka, no Borussia Mönchengladbch.

A grande missão da Suíça na competição será avançar pela primeira vez da fase de grupos. No jogo deste sábado, especificamente, a seleção tentará manter a invencibilidade contra a Albânia, já que em seis jogos, venceu cinco e empatou um.

Além de Granit Xhaka, outros destaques são os laterais Stephan Lichtsteiner e Ricardo Rodríguez e o atacante Admir Mehmedi. Os três titulares disputaram a Copa do Mundo, ajudando o país a avançar às oitavas de final, quando perderam para a Argentina, nas oitavas de final.

A Albânia, por sua vez, aposta no trabalho do técnico italiano Gianni De Biasi, que virou herói no país após a inédita classificação ao torneio continental. Há mais de quatro anos comandando a seleção, o comandante ajudou a despachar tradicionais seleções, como Sérvia e Dinamarca.

Os destaques da convocação - e do time titular - são bem menos conhecidos internacionalmente. O goleiro Etrit Berisha, da Lazio, e o lateral-direito Elseid Hysaj, do Napoli, são os mais conhecidos. Outra aposta é no meia-atacante Odise Roshi, do Rijeka, da Croácia, que tem 25 anos e é considerado um dos grandes talentos do país.



Prováveis escalações:.

Albânia: Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj e Agolli; Kukeli, Xhaka, Roshi, Abrashi e Lenjani; Çikalleshi. Técnico: Gianni De Biasi.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Lang, Djourou e Rodriguez; Fernandes, Xhaka e Behrami; Shaqiri, Seferovic e Mehmedi. Técnico: Vladimir Petkovic.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso e Juan Yuste.

Estádio: Bollaert-Delelis, em Lens (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo