Topo

Com 10 por um tempo inteiro, EUA vencem Paraguai e vão às quartas de final

11/06/2016 21h59

Filadélfia (EUA), 11 jun (EFE).- Os Estados Unidos venceram o Paraguai neste sábado por 1 a 0, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, e se garantiram nas quartas de final da Copa América, como um dos dois primeiros colocados do grupo A, que já tinha a Colômbia garantida na etapa seguinte do torneio.

A seleção 'albirroja', vice-campeã em 2011 e semifinalista na edição passada, encerra assim uma sequência de quatro classificações seguidas na fase de grupos. A última eliminação precoce havia acontecido em 2001, na Colômbia, com a lanterna de chave que tinha Brasil, México e Peru.

O gol isolado da partida na Filadélfia foi marcado pelo meia-atacante Clint Dempsey, que mostrou muito faro de gol para completar jogada de Gyasi Zardes e estufar as redes aos 26 minutos do primeiro tempo.

Na etapa complementar, os americanos ficaram com um a menos em campo, já que o lateral-direito DeAndre Yedlin foi expulso aos 2 minutos da etapa final, menos de 60 segundos após receber o primeiro cartão amarelo.

No primeiro tempo, o defensor já tinha acertado uma cotovelada no lateral-esquerdo paraguaio Miguel Samudio, que foi ignorada pelo árbitro chileno Julio Bascuñan.

O dono do apito, aliás, protagonizou um dos momentos mais curiosos desta Copa América, quando sentir dor na panturrilha direita, após uma trombada com o volante americano Jermaine Jones, e precisou ser atendido pelo departamento médico da seleção 'albirroja'.

Na reta final do duelo, o goleiro Brad Guzan evitou o empate do Paraguai, ao fazer duas defesaças à queima roupa, em finalizações de Edgar Benítez e, no rebote, de Miguel Almirón, aos 38 minutos do segundo tempo. Pouco depois, aos 42, Celso Ortiz até balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento do meia.

Com a vitória, os Estados Unidos chegaram aos seis pontos, igualando a Colômbia neste quesito e também em saldo de gols (três). Com tem vantagem no número de gols marcados, agora torce para que a Costa Rica bata os sul-americanos por 1 a 0, daqui a pouco, no NRG Stadium, em Houston, para ficar com a primeira posição do grupo.

Os dois classificados do grupo A encararão as seleções que avançarem da chave do Brasil, que será definida amanhã. Além dos pentacampeões mundiais, Peru e Equador têm chances de se garantir nas quartas de final.