Esporte

Com muitas semelhanças, Turquia e Croácia abrem grupo D da Eurocopa em Paris

11/06/2016 16h42

Paris, 11 jun (EFE).- Turquia e Croácia estrearão neste domingo, às 10h (horário de Brasília), no grupo D da Eurocopa, no estádio Parc des Princes, em Paris, sonhando em voltar a brilhar em grandes competições, já que ambas chegaram a disputar semifinais de Copa do Mundo.

A seleção do Leste Europeu, antiga república iugoslava, em 1998, em geração de craques que tinha Zvonomir Boban, Robert Prosinecki e Davor Suker, justamente na França, surpreendeu o planeta, avançando da primeira fase mesmo com derrota para a Argentina, e, especialmente, ao eliminar a Alemanha nas quartas de final.

Na luta por um lugar na decisão do torneio, só a seleção anfitriã, liderada por Zinedine Zidane parou os croatas - e, em seguida, foi campeã -, que ainda voltaram a campo para vencer a Holanda por 2 a 1, e terminar a Copa na terceira colocação.

Depois disso, só em 2008 a Croácia foi bem em competição internacional, mas sem tanto brilho, ao ficar na frente dos alemães na primeira fase da Eurocopa, e perder, justamente para a Turquia nas quartas de final, nas cobranças de pênaltis.

Aquela era a primeira boa campanha dos turcos desde 2000, quando despacharam a seleção do Japão, anfitriã, e a sensação Senegal, para só parar no encontro com o Brasil, que levantaria a taça. Assim como os croatas quatro anos antes, os Estrelas Crescentes também garantiram o terceiro posto, ao bater a Coreia do Sul, outro país-sede daquela edição do Mundial.

Agora, as duas seleções chegam em momentos muito distintos para participar do grupo D, que ainda conta com Espanha e República Tcheca, adversárias em jogo que acontecerá nesta segunda-feira. Os croatas, ainda voltaram a Copa do Mundo de 2014, caindo na primeira fase, e mesmo sem favoritismo ao título, têm craques para apostar.

Os dois grandes destaques são os meias Luka Modric e Ivan Rakitic, respectivamente de Real Madrid e Barcelona, que dão toque de muita qualidade e estilo refinado ao time montado por Ante Cacic. Além deles, Mateo Kovacic forma o setor de meio, enquanto Mario Mandzukic tem a responsabilidade de marcar os gols.

Para o jogo, a Croácia tem um desfalque certo, o do atacante reserva Duje Cop, que está suspenso. A ausência do jogador do Málaga, no entanto, causa preocupação menor, já que se trata de um dos reservas da equipe.

A Turquia, por sua vez, aposta na força do jogo coletivo e, principalmente, na estrela do técnico Fatih Terim, que era o comandante no quarto lugar na Euro, oito anos atrás. Nas Eliminatórias, apesar do terceiro lugar, atrás de tchecos e islandeses, a seleção avançou de forma direta.

A classificação, sem necessidade de repescagem - direito conquistado por se tratar da melhor a terminar na posição entre todos os terceiros, de quebra, tirou a Holanda, terceira colocada na Copa do Mundo de 2014, desta edição da Eurocopa.

Os dois grandes destaques do time, assim como na Croácia, estão no setor de meio, o experiente Arda Turan, do Barcelona, que pouco atuou nesta temporada, e o jovem Hakan Çalhanoglu, do Bayer Leverkusen, arma perigosa também nas bolas paradas.

A grande interrogação é quanto as condições físicas do principal atacante turco, Burak Yilmaz, que se recuperou recentemente de lesão. Apesar de não estar 100%, o camisa 17 deverá estar entre os titulares no jogo de estreia.



Prováveis escalações:.

Turquia: Babacan; Gönül, Topal, Balta e Erkin; Inan, Sen, Çalhanoglu, Özyakup e Turan; Burak Yilmaz. Técnico: Fatih Terim.

Croácia: Subasic; Srna, Corluka, Schildenfeld e Vida; Brozovic, Modric, Rakitic, Kovacic e Perisic; Mandzukic. Técnico: Ante Cacic.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Estádio: Parc des Princes, em Paris (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo