Esporte

Polônia aposta em Lewandowski contra jogo coletivo da Irlanda do Norte

11/06/2016 17h38

Marselha, 11 jun (EFE).- O atacante Robert Lewandowski, autor de 42 gols pelo Bayern de Munique nesta temporada, é o centro de atenções da Polônia para a partida de estreia no Grupo C da Eurocopa, em Nice, neste domingo, contra uma Irlanda do Norte de jogo coletivo e sem craques.

O faro de gol de Lewandowski é o que impulsiona a seleção polones, que nunca teve bom desempenho na Eurocopa e agora sonha com a oportunidade de fazer história.

Os poloneses nem sequer se classificaram para o torneio nos tempos de Grzegorz Lato e Zbigniew Boniek, semifinalistas da Copa do Mundo em 1974 e 1982. Quando conseguiram, em 2008 e 2012, não passaram da primeira fase.

Desta vez, a missão vem impulsionada pela segunda posição nas Eliminatórias em um complicado grupo, com Alemanha, Irlanda e Escócia como principais rivais, no qual perdeu apenas uma vez, por 3 a 1 para os alemães em Varsóvia.

Lewandowski tem o complemento perfeito no ataque com Arkadius Milik, destaque do Ajax que pode deixar o clube em breve caso tenha boas atuações na França.

Do outro lado, a Irlanda do Norte chega à competição como uma equipe sólida, que faz do conhecimento de suas deficiências a maior de suas virtudes e se manteve invicta nas últimas 12 partidas disputadas.

"Somos o tipo de equipe que ninguém quer jogar contra", disse o técnico Martin O'Neill sobre um elenco sem estrelas, e por isso focado no jogo coletivo, estilo que garantiu a classificação para um grande torneio pela primeira vez desde 1986.

A Irlanda do Norte foi melhor que Romênia e Hungria nas Eliminatórias, outras duas seleções presentes na França, o que dá argumentos para que se tenha alguma expectativa na competição.

A principal dúvida do técnico é o estado físico do atacante Kyle Lafferty, autor de sete gols nas Eliminatórias para a Eurocopa e que se lesionou na terça-feira. A tendência é que Will Grigg seja o substituto para a posição.

Polônia e Irlanda do Norte já se enfrentaram nove vezes, mas nunca em uma Eurocopa. Até então, foram quatro vitórias norte-irlandesas, três polonesas e dois empates.

.

Prováveis escalações:.

Polônia: Szczesny; Piszczek, Salamon, Glik e Wawrzyniak; Grosicki, Zielinski, Krychowiak e Blaszczykowski; Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Irlanda do Norte: McGovern (Carroll); McAuley, Cathcart e Evans; Dallas, Norwood, Baird, Davis e McLaughlin; Grigg e Washington. Técnico: Michael O'Neill.

Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia), auxiliado pelos compatriotas Octavian Sovre e Sebastian Gheorghe.

Estádio: Allianz Riviera, em Nice.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo